4 dicas para aumentar a vida útil do SSD

A compra de um SSD é um investimento que mostra que vale a pena o gasto desde o primeiro minuto de uso. Afinal, é mais rápido do que os discos rígidos ou HDs tradicionais, devido à falta de peças móveis e ao uso de memória flash. No entanto, ele possui um ciclo de gravação limitado e, em algum momento do seu funcionamento, precisará ser substituído. Mesmo assim, o ideal é aumentar a vida útil do SSD pelo maior tempo possível.

 

Pensando nisso, no artigo de hoje da PC Xpress você vai conferir algumas dicas de como fazer isso e utilizar a unidade de disco sólido da melhor forma possível. Portanto, continue a leitura!

 

Como aumentar a vida útil do SSD e usá-lo da melhor maneira?

Os SSDs são os dispositivos de armazenamento mais amplamente usados ​​hoje na maioria dos dispositivos eletrônicos, como computadores desktop, notebooks e etc. Porém, o sistema operacional Windows possui certas funções ou características que, sem perceber, podem consumir parte da vida útil da unidade de disco sólido aos poucos. 

 

Portanto, como qualquer componente essencial de um equipamento de computador, os SSDs exigem cuidado e manutenção. É importante, dessa forma, tomar medidas o mais rápido possível para ajudar a cuidar da saúde de nossa unidade. Por isso, confira a seguir 4 dicas de como aumentar a vida útil do SSD e maximizar o seu desempenho:

 

Deixe algum espaço livre

A primeira dica para preservar e aumentar a vida útil do SSD é não preencher a sua capacidade. Ou seja, deixar um espaço livre no drive. Isso porque as unidades de estado sólido funcionam assim: quanto mais GB livres você tiver, mais rápido ele irá. 

 

Portanto, é recomendável deixar pelo menos 25% do espaço livre para evitar problemas. Ou seja, em um SSD de 128 GB, você deve tentar deixar pelo menos 32 GB de espaço livre. Em um de 256 GB, 64 GB e assim por diante.

 

Não desfragmente um SSD

Tenha em mente que as unidades de armazenamento SSD são bastante diferentes das unidades de disco rígido convencionais. Em um disco HD tradicional, você precisa desfragmentar as informações de vez em quando para manter o seu bom desempenho. Mas, com unidades de disco sólido isso não acontece. 

 

Pelo contrário, a desfragmentação do SSD é uma prática fortemente desencorajada. Afinal, ao invés de ajudar, ela não traz nenhum benefício de desempenho, ao mesmo tempo que acelera a degradação, o que faz com que a sua unidade de armazenamento dure menos.

 

Vale ressaltar, ainda, que o SSD pode acessar qualquer unidade de setor na mesma velocidade, de forma que a fragmentação não seja um fator limitante. Por esse motivo, também sugerimos desabilitar a desfragmentação automática que alguns sistemas incluem, para que você garanta que seu disco não falhe por causa disso no futuro.

Como aumentar a vida útil do SSD e usá-lo da melhor maneira?

Desative a hibernação

O processo de hibernação no Windows consiste em salvar os programas que estão abertos na memória RAM em um arquivo temporário. Este arquivo é tão grande quanto a RAM do nosso sistema. Assim, se tivermos 8 GB de RAM, por exemplo, quando hibernamos o computador, 8 GB de dados serão gravados em nossa unidade de disco sólido. 

 

Quando ligamos o computador novamente, o conteúdo é lido e posteriormente eliminado. Isso significa, portanto, um desgaste do SSD que podemos evitar desabilitando o arquivo de hibernação.

 

Não realize escritas constantes 

Essa dica é para quem usa as unidades de disco sólido em conjunto com HD, mas também se trata de uma das recomendações mais importantes para aumentar a vida útil do SSD. Afinal, os SSDs têm seu ciclo de vida útil determinado por um número aproximado de gravações que você pode fazer na unidade. Quando esse número for alcançado, seu SSD provavelmente começará a falhar e será hora de substituí-lo.

 

Esse número de gravações é bastante alto e vale lembrar que os SSDs costumam durar anos sem falhas. Porém, se você deseja que dure ainda mais, evite gravar informações nele constantemente, pois isso diminuirá sua vida útil. 

 

Procurando um SSD para fazer um upgrade no seu computador? Conte com a PC Xpress!

Substituir ou até mesmo adicionar uma unidade de disco sólido no seu computador é uma forma relativamente simples de atualizá-lo. Por isso, agora que você já sabe um pouco mais sobre como aumentar a vida útil do SSD, confira as opções disponíveis na PC Xpress! São diversos modelos desse componente que você pode comprar agora mesmo e, se for da Grande São Paulo, receber em até 12 horas após a confirmação do pagamento.