AMD guia de processadores equivalentes Intel – 2022

Quando falamos de processadores, talvez a Intel seja a primeira marca que vem à sua mente. No entanto, os processadores AMD alcançaram grande importância nos últimos anos, principalmente com a chegada da arquitetura Zen, por dois motivos: preço e potência. Isso porque têm um preço muito competitivo e também nos oferecem um ótimo desempenho. Por isso, é comum que muitas pessoas queiram saber quais processadores da AMD são equivalentes à Intel.

 

Afinal, ambas as fabricantes não param de atualizar e lançar novas CPUs no mercado todos os anos. No entanto, é interessante analisar quais modelos de cada marca possuem especificações e performance semelhantes. Dessa forma, é possível avaliar preços e escolher a opção com o melhor custo-benefício.

 

Qual processador AMD é equivalente ao Core i3?

 

A linha Ryzen 3 equivale a linha Core i3 da Intel. Todos os modelos da AMD vêm com 4 núcleos e 4 threads, e usam a arquitetura Zen. Isso significa que eles funcionarão com melhor desempenho ao realizar diferentes processos. Portanto, são muito adequados para jogadores, criadores de conteúdo e editores.

 

No entanto, esse tipo de processador é mais voltado para aqueles usuários que exigem programas com um nível de processamento leve e não querem gastar muito dinheiro.

 

A vantagem dos processadores Core i3 é que eles possuem uma GPU integrada, que o Ryzen 3 não possui. Mas, em termos de desempenho, ambos têm potências semelhantes. Vale ressaltar, porém, que a linha da AMD começa com vantagem quando é necessária a ajuda de 4 núcleos, já que a linha da Intel possui apenas 2. 

 

Além disso, por ter um overclock, o desempenho melhora significativamente. Logo, podemos dizer que o Ryzen 3 tem uma performance geral melhor que o Core i3.

 

Qual processador AMD é equivalente ao Intel Core i5?

 

A gama média costuma ser a mais vendida e nela podemos encontrar o AMD Ryzen 5 e o Intel Core i5 com preços muito semelhantes, porém características bastante diferentes. Ambos os modelos de processador pertencem à faixa intermediária, mas possuem um poder de processamento tão notável que às vezes pode ser difícil de acreditar.

 

O grande diferencial aqui é que a linha da AMD oferece a liberdade de overclocking, mais núcleos e multithreading por um preço menor que o da concorrência. E, por falar em núcleos, a família Ryzen 5 é composta por chips de 4 e 6 núcleos com 8 e 12 threads, respectivamente. 

 

Nesse sentido, o modelo estrela é o Ryzen 5 1600X, chip que oferece seis núcleos e 12 threads com frequência base de 3,6 Ghz e modo Boost de 4 Ghz. Seu rival direto em preço se parece com a série Intel Core i5 7000, embora no caso da Intel eles não sejam modelos de 6 núcleos nem com vários threads por núcleo.

 

AMD guia de processadores equivalentes Intel

 

Qual processador AMD é equivalente ao Core i7?

 

Os processadores Ryzen 7 proporcionam um desempenho incrível a um preço muito acessível, concorrendo com os modelos da linha Intel Core i7. No entanto, a linha da AMD consegue tirar vantagem por alguns motivos. Para começar, graças à sua maior capacidade de memória cache, que o torna capaz de armazenar um número maior de comandos usados ​​com mais frequência, acelerando assim seu carregamento.

 

Além disso, a tecnologia Simultaneous Multi-threading utilizada pela AMD significa que o número de threads na CPU Ryzen 7 dobra o número de núcleos no processador, sendo 8 e 16 para toda a série respectivamente.

 

A Intel em sua linha Core i7 usa um conceito semelhante para seus processadores hyper-threading para melhorar a qualidade do desempenho para um padrão que está acima do número de núcleos que a CPU realmente possui. No entanto, a série i7 ainda é a menos poderosa das duas, pois possui apenas 8 núcleos e 8 threads.

 

Isso não significa que os processadores da Intel não sejam capazes de oferecer um bom desempenho. Mas sua contagem de threads mais baixa não pode competir com a série Ryzen 7, que dobra a contagem de threads e, portanto, possui o dobro dos recursos de multitarefa.

 

Qual processador AMD é equivalente ao Core i9?

 

Por fim, se você quer saber quais processadores da AMD são equivalentes ao Core i9, a resposta não poderia ser diferente: Ryzen 9. 

 

Obviamente, eles trabalham com arquiteturas completamente diferentes. Mas trata-se de uma arquitetura híbrida que combina núcleos de alto desempenho com núcleos de desempenho inferior, mas mais eficientes, no caso do Core i9, e uma arquitetura tradicional com 16 núcleos idênticos no caso do Ryzen 9.

 

E a linha de CPUs da AMD cobre uma ampla gama de cenários de uso que vão desde soluções para entusiastas que buscam o máximo desempenho até propostas que se destacam pela interessante relação custo-benefício. Mas, certamente, pertence à faixa de alto desempenho, sendo usada ​​para jogos de elite e edição de imagem ou vídeo de nível profissional.

 

AMD guia de processadores equivalentes Intel

 

Qual escolher entre AMD Ryzen e Intel Core?

 

O verdadeiro dilema do consumidor é qual desses processadores é o melhor. Porém, a realidade é que o critério a se ter em conta é o orçamento que estamos dispostos a gastar ou o uso que vamos dar a eles.

 

De maneira geral, se você quer ter um processador durável, com a melhor relação qualidade, desempenho e preço, as CPUs da AMD podem ser a escolha certa. Já se você quer o melhor desempenho single-core possível, que exija menos da memória RAM e também seja durável, então você pode escolher um Intel.

 

Em termos de desempenho multi-core, os modelos de ambas as fabricantes são bem parecidos. No entanto, vale ressaltar que alguns processadores Ryzen, em especial o Ryzen 9, oferecem um grande número de núcleos e threads em paralelo. Além de darem um importante passo à frente quando o assunto é eficiência energética, graças à tecnologia de fabricação de 7 nm.

 

Adquira seu processador AMD na PC Xpress!

 

A arquitetura Zen dos processadores AMD abriu as portas para a chegada de processadores com até oito núcleos e dezesseis threads a preços realmente acessíveis. Dessa forma, marcou uma nova tendência no setor e forçou a Intel a “evoluir”. Por isso, é uma fabricante que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

 

Assim, agora que você já sabe quais processadores da AMD são equivalentes à Intel, adquira sua nova CPU na PC Xpress! Aqui, você encontra o melhor custo-benefício e, se for da grande São Paulo, ainda recebe seu pedido em até 12 horas após a aprovação do pagamento.