AMD Ryzen ou Intel Core, qual o melhor?

A CPU é essencial para tudo o que seu computador faz, desde tarefas tão exigentes como jogar até atividades tão simples como ler notícias. Por isso, escolher qual é o melhor processador entre AMD e Intel é uma das maiores dúvidas que as pessoas têm na hora de comprar um computador, seja para estudo, trabalho ou lazer. 

 

Qual é o melhor processador entre AMD e Intel?

 

Atualmente AMD e Intel são os principais fabricantes de processadores para computadores. Em ambas as empresas encontraremos diversas especificações que nos oferecem diferentes vantagens e desvantagens

 

Os processadores AMD Ryzen, por exemplo, são uma ótima opção para usuários com orçamento limitado que buscam excelente desempenho. Isso porque possuem uma ótima relação custo-benefício. Eles também apresentam gráficos de alto nível por possuírem uma GPU Radeon integrada com 3, 6, 8 ou 10 núcleos, dependendo do modelo.

 

Por outro lado, atingem frequências de trabalho mais baixas, têm menos margem de overclock e são mais dependentes da memória RAM. Além disso, as latências de cache nos processadores Ryzen são maiores.

 

Já os processadores Intel Core estão estabelecidos há muito tempo no mercado e oferecem alto desempenho com uma experiência suave em todos os tipos de uso. Também atingem altas frequências de trabalho, têm mais margem de overclock, dependem menos da RAM e têm uma vida útil mais longa.

 

Vale ressaltar, no entanto, que as CPUs dessa fabricante têm um custo de produção mais alto, consomem e atingem temperaturas mais altas, e requerem um sistema de refrigeração mais potente.

 

Então, qual processador escolher entre AMD e Intel?

 

Deve-se notar que atualmente ambas as fabricantes, AMD e Intel, oferecem processadores muito bons em suas séries Ryzen e Core. Portanto, a escolha de um ou outro depende, em grande parte, do orçamento e do uso que você deseja dar ao seu computador.

 

Se você precisar de um laptop para navegar na web, assistir a filmes e/ou responder a e-mails, os processadores Intel Core e Ryzen irão proporcionar um ótimo desempenho do início ao fim.

 

Por outro lado, se você precisar de um PC para tarefas multi-thread pesadas, os processadores AMD Ryzen são mais capazes e econômicos por seu preço. Isso não quer dizer que os processadores Intel Core não oferecem excelente desempenho, você pode encontrar o mesmo desempenho multitarefa neles, mas o preço será consideravelmente maior.

 

Ou seja, se você não se importa em aceitar uma pequena diferença em termos de desempenho de jogos, os processadores AMD Ryzen são sua melhor escolha devido à excelente relação entre preço, qualidade e desempenho.

 

Contudo, se você procura um laptop apenas para jogar e obter o melhor desempenho, e não tem problema em pagar um preço mais alto, os processadores Intel Core são a melhor opção. 

 

AMD Ryzen ou Intel Core, qual o melhor1

Conte com a PC Xpress!

 

Já decidiu qual é o melhor processador entre AMD e Intel de acordo com o seu uso e orçamento? Então visite nosso site e escolha o modelo que melhor se adapta às suas necessidades. Na PC Xpress, oferecemos hardwares com um excelente custo-benefício e, para toda a grande São Paulo, a entrega é feita em até 12 horas após a aprovação do pagamento.