AMD vs Intel: entenda a diferença entre esses processadores

O processador, também chamado de CPU, é como se fosse o cérebro do computador. É ele que processa todas as funções do PC e ordena aos demais componentes o que devem fazer. Portanto, é um componente essencial para tudo o que a sua máquina faz, desde tarefas tão exigentes como rodar jogos pesados até atividades tão simples quanto ler notícias. Justamente por isso, é muito importante encontrar o ideal para suas necessidades específicas, o que nos leva a precisar escolher entre AMD vs Intel

 

Qual a diferença entre AMD vs Intel?

 

Intel é sem dúvida a marca de processadores mais famosa do mercado. No entanto, é comum encontrar modelos de PCs e notebooks equipados com processadores de seu principal concorrente: a AMD.

 

Como resultado, o debate entre os processadores AMD vs Intel se intensificou nos últimos anos. Afinal, diferentes modelos de ambos os fabricantes têm diferentes velocidades de clock e contagens de núcleo, bem como outras especificações. No entanto, quando se trata de determinar a diferença entre eles, tudo depende do tipo de uso que você faz.

 

Por isso, vamos falar um pouco sobre a CPU de cada fabricante:

 

Processador Intel

 

Os processadores Intel dependem de outros componentes do computador, principalmente placa de vídeo e memória RAM. Dessa forma, eles conseguem dar bons resultados sem levar seu desempenho ao limite. Consequentemente, é possível manter um desempenho estável mesmo utilizando programas ou aplicativos muito exigentes no computador.

 

Essas CPUs também possuem um bom sistema de refrigeração. Isso é fundamental para evitar danos devido ao superaquecimento do hardware. Outro aspecto importante a se levar em consideração é o menor consumo de energia geral.

 

Além disso, se o seu orçamento for mais limitado, é válido ressaltar ainda que grande parte dos processadores Intel Core da série i (i3, i5, i7 ou i9) trazem uma placa de vídeo Intel HD Graphics integrada. Embora não seja o ideal para rodar jogos mais exigentes, é o suficiente para rodar títulos menos intensos graficamente.

 

Processador AMD

 

Por décadas, a Intel dominou a AMD e foi considerada a marca líder no mercado de CPU. No entanto, as coisas mudaram para a AMD quando eles lançaram a série Ryzen 7, que foi feita para rivalizar com o Core i7 da Intel.

 

Com o seu uso, é possível alcançar uma comunicação muito mais fluida entre o chipset e o processador. Além disso, as CPUs desse fabricante não dependem tanto de outros componentes do computador, por isso são estritamente mais potentes.

 

Outro ponto importante é que, enquanto o processador Intel se destacam em tarefas de núcleo único, a CPU AMD é excelente em multitarefas.

 

E, então, qual é melhor?

 

Entre AMD vs Intel, qual é melhor? A resposta é simples: depende. Sim, é isso mesmo! Escolher o melhor e decidir entre as fabricantes depende de suas preferências, uso específico e orçamento.

 

Devido às diferenças de design, os processadores Intel geralmente são mais rápidos do que os AMD, mas os processadores AMD são mais eficientes. Por isso, se você deseja uma CPU de última geração com desempenho em altas velocidades, mas também com baixo consumo de energia, é melhor escolher a Intel.

 

Por outro lado, se o seu orçamento estiver limitado, em nenhum lugar a batalha da AMD contra a Intel é mais pronunciada do que o preço. Ser líder de mercado por décadas deu à Intel o poder de elevar seus preços. O principal atrativo da AMD, então, é sua estratégia de preços agressiva, oferecendo mais núcleos e melhor desempenho a um custo menor.

 

Compre um processador para o seu computador na PC Xpress!

 

AMD vs Intel? Não importa qual você considere melhor e mais adequado para o seu uso. Na PC Xpress você encontra os melhores processadores desses dois fabricantes para montar o seu computador ou fazer um upgrade na máquina que você já tem. Confira agora mesmo as opções disponíveis em nossa loja e realize a sua compra! Se você for da grande São Paulo, após a aprovação do pagamento, a entrega é feita em até 12 horas.

Nossa história é de dois amigos humildes do interior de Minas Gerais, que vieram para São Paulo arriscar o sonho de estudar e crescer profissionalmente, começamos morando de favores em alguns lugares, passamos a trabalhar em lojas de computadores na Santa Ifigênia e era um ramo que gostávamos pois nunca tínhamos tido um dentro de casa. Com isso cada dia que foi passando veio motivação de estudar e trabalhar com isso até que decidimos abrir nossa loja com amigos e fornecedores fornecendo produtos em consignação.

Após 8 anos de muitas vitórias e ao mesmo tempo de derrotas decidimos abrir nosso Site e expandir para redes sociais onde tivemos uma aceitação muito grande pois todos os nossos clientes desde aquele que comprou um mouse à um computador top de linha tratamos do mesmo jeito e com a mesma atenção. Sempre priorizamos o atendimento pois todos tem que ser tratados iguais e da melhor forma possível, onde estamos hoje temos que agradecer todos os clientes que passaram por aqui, que confiaram e confiam em nós.

Promoções
Computadores
Hardware
Kits Upgrade
Monitores
Periféricos
Peças e Componentes
Vamos Jogar?
Cadeiras Gamer
Celular e Smartphone