Como e onde montar seu PC? Descubra tudo o que você precisa saber

Muitas pessoas simplesmente compram computadores já prontos das lojas porque consideram que é uma solução mais prática e rápida. No entanto, essa nem sempre é a escolha certa se você precisa de uma máquina com bom desempenho e otimizada para a finalidade de seu uso. Neste contexto, seja para diversão ou como ferramenta de trabalho, é importante que você monte seu PC de acordo com as suas necessidades.

 

Para te ajudar nessa tarefa, no artigo de hoje da PC Xpress, você poderá tirar algumas dúvidas sobre como e onde montar seu pc. Portanto, continue a leitura!

 

Monte seu pc: vale a pena ou é melhor comprar pronto?

 

Antes de mais nada, é importante falar sobre esse assunto: é melhor montar um pc ou comprar pronto? Bom, a verdade é que isso depende. Para usuários comuns que querem um computador para realizar tarefas simples no dia a dia, a opção mais fácil é comprar uma máquina pré-configurada.

 

No entanto, isso muda de figura se você deseja utilizar o seu equipamento para jogar ou trabalhar com gráficos pesados, como animações 3D, edição de fotos profissional ou edição de vídeo. Nestes casos, a nossa sugestão é que você monte seu PC.

 

A principal vantagem aqui é que você poderá escolher todos os hardwares de acordo com as suas necessidades de uso. Como resultado, terá à sua disposição um computador com o desempenho que você precisa, capaz de rodar sem nenhum problema os jogos e/ou programas que você quiser. 

 

E se a sua preocupação é em colocar os componentes juntos e fazê-los funcionar, a PC Xpress oferece serviços de montagem de alta qualidade. Dessa forma, você tem total garantia e não tem que se preocupar com nada.

 

Quer saber como montar seu pc? Então veja quais são os componentes necessários 

 

Se você quer saber como montar seu pc, é essencial entender quais são os principais componentes necessários. Vale ressaltar, porém, que existe uma grande variedade de cada hardware para diferentes orçamentos e propósitos. Não necessariamente você precisa investir nos mais avançados e caros no mercado, tudo vai depender dos seus objetivos.

 

Mas, no geral, para que você monte seu computador e consiga um bom desempenho, ele precisará das seguintes peças para funcionar:

 

Quer saber como montar seu pc? Então veja quais são os componentes necessários

Processador

 

O processador, ou CPU, é a unidade central de processamento. Ele processa tudo o que acontece na máquina e executa todas as ações que existem. Sua função, então, possibilita que o computador interprete instruções e processe dados de programas. Assim, em suma, é esse pequeno componente que faz um PC funcionar, sendo considerado o cérebro do sistema.

 

Existe uma grande variedade de modelos de processadores, tanto da AMD quanto da Intel. Escolher entre eles se resume ao que se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento. Contudo, é importante ter em mente que os produtos das duas fabricantes não são intercambiáveis, pois usam conexões diferentes com a placa-mãe.

 

Ao determinar qual CPU instalar, preste atenção aos giga-hertz (GHz). Quanto mais alto, mais rápido é o processador e, consequentemente, mais rápido os comandos dados à máquina serão executados. 

 

No entanto, mais GHz também significa que a CPU consome mais energia, o que pode levar a temperaturas mais altas que exigem melhor fluxo de ar ou dissipação de calor.

 

Placa Mãe

 

A placa-mãe literalmente molda a base de nossos computadores. Embora muitas pessoas nem imaginem isso, esse hardware é crucial e até mesmo indispensável para você que deseja montar seu PC. Trata-se da principal placa de circuito integrado do sistema à qual são conectados todos os componentes, incluindo o processador e as memórias.

 

O objetivo desse hardware é mover a energia e fornecer um local central onde todos os seus componentes podem se comunicar uns com os outros. A sua funcionalidade é amplamente determinada pelo chipset, que é o responsável pela gestão do tráfego de informação trocada por alguns dos subsistemas do nosso PC.

 

Memória RAM

 

A memória RAM é a memória principal de um dispositivo, onde são armazenados temporariamente os dados dos programas que você está utilizando no momento. Ela permite que o sistema operacional armazene mais dados em uma área de acesso muito rápido, em vez de ter que acessá-los de dispositivos de armazenamento mais lentos. 

 

Além disso, possui duas características que a diferenciam de outros tipos de armazenamento:

 

  • Tem uma velocidade enorme: a quantidade que possui afeta diretamente o desempenho do seu dispositivo. Isso significa que, quanto mais RAM você tiver disponível, mais rápido o seu PC poderá responder às suas ações. Por outro lado, ter muito pouco torna seu sistema lento;

 

  • Os dados são armazenados apenas temporariamente: ou seja, toda vez que você reinicia ou desliga o computador, o normal é que os dados armazenados na RAM sejam perdidos.

 

Kits upgrade

 

Escolher os componentes mencionados acima pode ser desafiador. Isso porque eles precisam ser compatíveis entre si. Porém, muitas pessoas têm dificuldade de entender sobre esse assunto.

 

Dessa forma, uma boa opção para que você monte seu PC sem ter problemas são os kits upgrade. Assim, você tem a certeza de que o processador, a placa-mãe e a memória RAM poderão ser conectados corretamente.

 

Placa de Vídeo

 

A placa de vídeo, também muito conhecida como GPU, é um componente que pode ser integrado ou instalado separadamente para expandir seus recursos. Sim, é possível que você monte seu PC com uma placa de vídeo integrada, que fica "embutida" no processador. Contudo, se a ideia é usar o computador para jogos ou edição de vídeo, vale a pena instalar uma placa dedicada.

 

Isso porque possuem memória gráfica, saídas de vídeo e sistema de refrigeração e se conectam à placa-mãe através de uma porta PCI-Express. Assim, fornecem um nível de desempenho muito mais alto do que os gráficos integrados.

 

Esse hardware é responsável por processar os dados enviados pela CPU e transformá-los em visíveis e informações compreensíveis para o usuário através de imagens que aparecem no dispositivo de saída, isto é, no monitor.

 

acessório para montar pc

HD e SSD

 

A tecnologia por trás das unidades de disco rígido é bem conhecida. Existe há mais de 50 anos, aumentando constantemente sua capacidade de armazenamento e diminuindo seu tamanho físico. Eles são compostos de peças mecânicas e usam magnetismo para registrar seus dados e arquivos.

 

Também conhecidos como HDs, são um componente do computador usado para armazenar permanentemente seus dados. Isso significa que, diferente da memória RAM, as informações não são apagadas quando a unidade é desligada.

 

As unidades de estado sólido ou SSD, por outro lado, usam memória flash para oferecer desempenho e durabilidade superiores. Sem peças móveis, são mais duráveis, funcionam de maneira mais fria e usam menos energia. 

 

Devido à tecnologia que usam, oferecem tempos de carregamento mais rápidos para jogos, aplicativos e filmes. Também são mais leves e mais capazes de resistir a movimentos e quedas. 

 

Sistema de refrigeração

 

Todos os componentes mencionados anteriormente geram calor com o seu funcionamento. No entanto, é essencial manter tudo em temperaturas ideais. Caso contrário, o computador consumirá mais energia. Além de ter pior desempenho nos jogos e os componentes poderem ser danificados.

 

Gabinete

 

Depois de ligar todos os outros componentes, você precisará protegê-los contra poeira, temperatura e eletricidade estática. É para isso que existem os gabinetes.

 

Existem diversas opções disponíveis no mercado e, embora pareça apenas uma decisão estética, a sua funcionalidade deve ser priorizada em relação à aparência. Para montar seu PC, então, pense que, no futuro, se você quiser fazer um upgrade na sua máquina, é importante que o gabinete possa comportar todos os novos hardwares.

 

Fonte de Alimentação

 

Muitas pessoas acreditam que a fonte de alimentação não deve ser uma preocupação. No entanto, ela é extremamente importante para oferecer suporte a tudo o que você tem em seu computador. Isso porque é responsável por converter a corrente alternada em contínua para evitar a falha de componentes.

 

Assim, se você quer saber como montar seu PC, é válido ter em mente que precisará fazer um investimento também em uma fonte que suporte e proteja seu equipamento. Para isso, você deve considerar a potência que o seu computador irá necessitar, bem como a capacidade de corrente elétrica da sua casa. Afinal, você não quer que uma sobrecarga estrague seu equipamento.

 

Periféricos

 

Caso você monte seu PC, existem ainda componentes que você precisará pensar que não estarão dentro do gabinete. Estamos falando dos periféricos. Os principais são o mouse e o teclado.

 

Contudo, dependendo do seu uso, você também poderá precisar de outros produtos, como fones de ouvido e mesas digitalizadoras.

 

Todos eles estão disponíveis em vários modelos e, para escolher a melhor opção, é importante levar em consideração não apenas a aparência, mas também as funções de cada um e, é claro, as suas necessidades de uso.

 

montar computador

Qual o seu objetivo ao montar seu computador?

 

Pronto, você já sabe os principais componentes para montar seu computador. Entretanto, alguns deles podem ser difíceis de escolher, devido a grande variedade de opções que existem disponíveis para compra.

 

Por isso, se você deseja ter um bom desempenho para realizar até mesmo as tarefas mais pesadas, é importante levar em consideração algumas coisas. Por exemplo, em relação ao processador, os chips devem oferecer muitos núcleos, além de tecnologias de multi-threading. Isso permitirá dividir a realização das tarefas em várias linhas de execução. 

 

A memória RAM mínima recomendada é de 16 GB, embora em alguns casos, como se você trabalha com muito material 4K e animações para edição de vídeos, pode ser necessário ainda mais RAM.

 

É indispensável, ainda, ter pelo menos um SSD e um HD, para que você possa instalar o sistema operacional e os programas mais importantes na unidade de estado sólido, enquanto salva os seus arquivos no disco rígido.

 

Além disso, a fim de montar um PC gamer, para design gráfico, edição de vídeos ou animações 3D, você deve escolher uma boa placa de vídeo dedicada e com muita memória VRAM. No caso dos jogos, isso é especialmente fundamental para obter uma melhor apresentação visual do game, com iluminação, sombras, cores, texturas e renderização mais bem detalhadas.

 

Ao escolher os componentes certos, é possível que você monte seu PC gamer, capaz de rodar todos os jogos mais recentes.

 

Mas onde montar seu pc?

 

Ainda que você já tenha conhecimento de todos os componentes necessários, uma dúvida bastante comum é sobre onde montar seu PC. Afinal, fazê-lo por conta própria pode ser difícil e complexo, principalmente se você não souber em que lugar encaixar cada componente.

 

Mas isso não precisa ser um problema! Na PC Xpress você pode escolher todos os hardwares, com as especificações que deseja, e nossos técnicos montam o computador para você. 

 

Dessa forma, você terá à sua disposição um equipamento ideal para o seu uso, com as peças escolhidas por você, mas conectadas por profissionais experientes.

 

onde montar pc

Não esqueça de avaliar o desempenho

 

Você sabe efetivamente qual a performance do seu computador? Agora que você já está por dentro de praticamente tudo o que precisa, monte seu pc e veja o desempenho dele. Para isso, os benchmarks são testes essenciais para medir o real poder da sua máquina. 

 

O objetivo é obter uma estimativa do desempenho do equipamento ou de qualquer um dos seus componentes, especialmente processador, placa de vídeo, memória RAM ou unidades de armazenamento.

 

Eles também podem ser usados ​​para verificar o funcionamento de um determinado componente caso um erro seja detectado ou ao fazer overclock, para ver as necessidades em sistemas de refrigeração ou fontes de alimentação.

 

Além disso, os benchmarks são excelentes para sites que realizem reviews de hardware. Isso é importante caso você tenha dúvida e precise escolher entre dois ou mais modelos diferentes de um mesmo componente.

 

Monte seu computador em uma loja de informática e periféricos na Santa Efigênia

 

A PC Xpress é uma loja de informática e periféricos na Santa Efigênia que oferece diversos componentes para que você monte seu PC com o melhor custo-benefício do mercado. Como mencionado anteriormente, também oferecemos serviço de montagem, para que você não precise se preocupar com isso. 

 

E, se você for da Grande São Paulo, ainda tem direito à entrega rápida, feita em até 12 horas após a aprovação do pagamento. Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!

Nossa história é de dois amigos humildes do interior de Minas Gerais, que vieram para São Paulo arriscar o sonho de estudar e crescer profissionalmente, começamos morando de favores em alguns lugares, passamos a trabalhar em lojas de computadores na Santa Ifigênia e era um ramo que gostávamos pois nunca tínhamos tido um dentro de casa. Com isso cada dia que foi passando veio motivação de estudar e trabalhar com isso até que decidimos abrir nossa loja com amigos e fornecedores fornecendo produtos em consignação.

Após 8 anos de muitas vitórias e ao mesmo tempo de derrotas decidimos abrir nosso Site e expandir para redes sociais onde tivemos uma aceitação muito grande pois todos os nossos clientes desde aquele que comprou um mouse à um computador top de linha tratamos do mesmo jeito e com a mesma atenção. Sempre priorizamos o atendimento pois todos tem que ser tratados iguais e da melhor forma possível, onde estamos hoje temos que agradecer todos os clientes que passaram por aqui, que confiaram e confiam em nós.

Promoções
Computadores
Hardware
Kits Upgrade
Monitores
Periféricos
Peças e Componentes
Vamos Jogar?
Cadeiras Gamer
Celular e Smartphone