Como escolher o cooler adequado para o processador?

Ao montar um computador, é muito importante tomar alguns cuidados, incluindo no que diz respeito à dissipação do calor. Afinal, manter o sistema de forma geral em boa temperatura não só prolonga a sua vida útil, mas também evita perdas de desempenho e ajuda para que o equipamento opere de maneira mais silenciosa. Mas como escolher o cooler mais adequado para o seu processador?

 

Bom, no artigo de hoje, trazemos algumas diretrizes para que você tenha certeza de comprar o correto. Isto é, independentemente do seu orçamento, se tiver um sistema Intel ou AMD, etc. Portanto, continue lendo para descobrir!

 

Então, saiba como escolher o cooler mais adequado para o seu processador sem erros

 

Existem muitos componentes que desempenham um papel fundamental na performance de um computador. Além da placa de vídeo, da memória RAM e do armazenamento, por exemplo, não podemos esquecer do processador (CPU). Mas de nada adianta ter o melhor modelo de CPU se não conseguir resfriá-lo adequadamente depois.

 

Afinal, o calor é um dos grandes inimigos dos equipamentos eletrônicos em geral. Assim, embora a maioria dos processadores do mercado já incorpore um cooler, nem sempre ele é suficiente, então não faria mal ter um com um sistema de refrigeração melhor.

 

Dito isso, é sempre válido destacar a importância de acertar na hora de escolher o cooler mais adequado para o seu processador. E, felizmente, fazer isso não tem muitas complicações, pois a maioria dos que temos à nossa disposição valerão a pena.

 

De qualquer modo, a seguir, confira algumas coisas que você deve levar em consideração para fazer uma escolha mais assertiva:

 

Orçamento

 

Obviamente, o orçamento que você tem disponível para investir em um bom cooler deve ser considerado. Mas vale ressaltar aqui que, de modo geral, ele não envolve grandes despesas. É possível encontrar modelos realmente baratos que, em qualquer caso, melhorarão o dispositivo que vem de fábrica com nossa CPU.

 

Compatibilidade com placas-mãe e processadores Intel e AMD

 

Intel e AMD são os dois grandes fabricantes de processadores de desktop hoje. Cada modelo dessas duas empresas têm diferenças entre si, principalmente quando mudamos de geração.

 

E, embora seja normal que a maioria dos coolers sejam compatíveis com ambas as plataformas, é possível que alguns não sejam. Portanto, antes de comprar um, devemos nos certificar de que ele se encaixa no nosso soquete.

 

Como escolher o cooler adequado para o processador

 

Espaço no gabinete

 

Outro aspecto fundamental para escolher o cooler mais adequado para o seu processador é o seu tamanho. Os modelos mais eficientes costumam ser bem grandes, com mais de uma ventoinha. E isso pode ser um problema em gabinetes pequenos. Por isso, preste atenção ao tamanho e espaço livre dentro do gabinete do seu computador. Não custa dar uma boa olhada nas dimensões para evitar dores de cabeça.

 

Número de ventoinhas

 

O principal objetivo do cooler do processador é resfriá-lo, principalmente em momentos de carga, como quando estamos jogando. E uma refrigeração boa ou ruim depende do número de ventoinhas que incorpora, bem como de sua disposição. Com um estaremos bem na maioria dos casos, embora existam modelos com dois que melhorem um pouco o fluxo de ar.

 

Design

 

Por fim, um detalhe que também não devemos ignorar, que não influencia no desempenho do cooler, mas afeta nossa configuração como um todo, é o design de cada modelo e se inclui ou não retroiluminação RGB.

 

Adquira seus hardwares e periféricos na PC Xpress!

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como cooler mais adequado para o seu processador, adquira esse e outros componentes na PC Xpress. Somos uma loja de informática e periféricos na Santa Ifigênia com preços competitivos e entrega rápida em até 12 horas após a confirmação do pagamento para toda a Grande São Paulo.