Como escolher o processador certo para o seu computador?

Esteja você montando ou atualizando um PC, escolher o processador (CPU) mais adequado é muito importante. Afinal, velocidades do clock e contagens de núcleo mais altas podem fazer uma grande diferença no desempenho. Fornecendo, assim, um sistema mais ágil, jogabilidade mais suave e conclusão mais rápida de tarefas intensas, como edição de vídeos. Pensando nisso, no artigo de hoje nós o ajudaremos a escolher o caminho certo para as suas necessidades.

Descubra como escolher o processador para o seu computador

Antes de mais nada, é válido ressaltar sobre a importância de não desperdiçar o seu dinheiro na melhor CPU disponível se você não precisar dela. E também de não economizar demais apenas para se arrepender mais tarde. É importante obter o melhor retorno do seu investimento, e isso significa definir o que você deseja realizar e escolher o processador de acordo com isso.

Portanto, existem algumas coisas que você pode querer levar em consideração, como, por exemplo:

Para que você usará sua CPU?

Saber o que você fará com sua CPU é o primeiro passo a dar antes de decidir o quão poderoso ela deve ser e, finalmente, escolher o processador certo para montar ou fazer um upgrade no seu computador. Afinal, se você está montando seu PC para uso doméstico e não vai fazer nenhuma tarefa intensiva, não precisará de um hardware tão potente.

Se você estiver usando seu processador para jogos, provavelmente precisará fazer um investimento um pouco maior. No entanto, talvez ele não precise ser incrivelmente poderoso e não deva consumir uma parte significativa do seu orçamento. A menos que você realmente queira um PC gamer o mais atualizado possível.

Mas tenha em mente que a maioria dos jogos de computador bem otimizados utiliza principalmente o poder de sua placa de vídeo, que é responsável pela renderização 3D e tarefas relacionadas a jogos. Assim, contanto que sua CPU seja um bom par para sua placa de vídeo, você não terá problemas para executar a maioria dos títulos.

Por outro lado, se você vai fazer streaming do mesmo PC que está usando para jogar, escolher um processador significativamente mais potente é necessário. O mesmo vale para edição de vídeos e até de fotos. Nestes casos, você certamente vai querer uma CPU não apenas com uma velocidade de clock rápida, mas também com vários núcleos e threads.

Contagem de núcleo

Sua CPU tem a tarefa de computar uma tonelada de coisas em velocidades inacreditáveis ​​e recruta o uso de diferentes núcleos para fazer isso. Pense em cada núcleo como um processador em miniatura, capaz de lidar com sua própria computação. Quanto mais núcleos seu processador tiver, melhor, porque mais tarefas ele poderá realizar ao mesmo tempo, tornando-o mais poderoso e eficaz. 

É por isso que os processadores multi-core geralmente são melhores para lidar com tarefas intensas, como edição de vídeo, que tem muitos processos diferentes acontecendo ao mesmo tempo. Especialmente se você planeja fazer literalmente qualquer outra coisa além de jogar com seu PC,  ter mais de quatro núcleos pode ser uma boa opção.

Cache

A maioria das pessoas pensa em discos rígidos, SSDs e até mesmo RAM quando ouve “memória do sistema”. Mas o cache da CPU é a forma de memória que costuma ser esquecida e é crucial para o desempenho do sistema.

Isso porque é vital para a velocidade com a qual todos nos acostumamos com a computação moderna. Mais cache, portanto, é melhor e você normalmente encontrará processadores de ponta com um cache maior.

Compatibilidade de soquete

Ao contrário de muitos soquetes PCI Express, que podem atender a vários componentes diferentes, quase todas as novas famílias de processadores têm seu próprio soquete. Por isso, é importante considerar a compatibilidade ao escolher o processador, pois isso diz respeito ao fato da CPU encaixar na placa-mãe.

Unidades de processamento gráfico integrado

Alguns processadores vêm com gráficos integrados, o que significa que você não precisa comprar uma placa de vídeo dedicada para enviar a saída para o seu monitor. Para aqueles que planejam usar seu PC para navegar na web e outras tarefas que não exigem muitos dos gráficos, essa é definitivamente uma opção viável.

Escolha o processador certo para o seu computador na PC Xpress!

Escolher o processador certo pode parecer difícil. Mas na PC Xpress descomplicamos essa tarefa oferecendo diversas opções para você e tudo com o melhor custo-benefício do mercado. Além disso, se você é da Grande São Paulo, também pode se beneficiar da entrega expressa, recebendo seu hardware em até 12h após a confirmação do pagamento!

Nossa história é de dois amigos humildes do interior de Minas Gerais, que vieram para São Paulo arriscar o sonho de estudar e crescer profissionalmente, começamos morando de favores em alguns lugares, passamos a trabalhar em lojas de computadores na Santa Ifigênia e era um ramo que gostávamos pois nunca tínhamos tido um dentro de casa. Com isso cada dia que foi passando veio motivação de estudar e trabalhar com isso até que decidimos abrir nossa loja com amigos e fornecedores fornecendo produtos em consignação.

Após 8 anos de muitas vitórias e ao mesmo tempo de derrotas decidimos abrir nosso Site e expandir para redes sociais onde tivemos uma aceitação muito grande pois todos os nossos clientes desde aquele que comprou um mouse à um computador top de linha tratamos do mesmo jeito e com a mesma atenção. Sempre priorizamos o atendimento pois todos tem que ser tratados iguais e da melhor forma possível, onde estamos hoje temos que agradecer todos os clientes que passaram por aqui, que confiaram e confiam em nós.

Promoções
Computadores
Hardware
Kits Upgrade
Monitores
Periféricos
Peças e Componentes
Vamos Jogar?
Cadeiras Gamer
Celular e Smartphone