Cooler Box ou Cooler personalizado?

Comprar um bom cooler é extremamente importante, especialmente se você planeja carregar seu PC com tarefas pesadas e que consomem muita energia. Dessa forma, para uso regular em casa ou no escritório, um modelo robusto não é necessário. Contudo, para jogos ou outras cargas de trabalho pesadas trata-se de algo essencial. Mas, entre um cooler box ou cooler personalizado, qual escolher?

 

Cooler box ou cooler personalizado: qual a diferença entre eles?

 

Para os entusiastas de tecnologia e computador, o debate sobre cooler box ou cooler personalizado já ocorre há bastante tempo. No entanto, não importa de qual lado você esteja, é importante admitir que ambas as opções têm o seu espaço.

 

Se você é novo nesse assunto e está querendo montar um PC pela primeira vez, provavelmente chegou até aqui procurando a solução de resfriamento certa para seu novo equipamento. Bom, para te ajudar nessa tarefa, você deve considerar cuidadosamente as diferenças entre esses dois tipos de cooler:

 

Cooler box

 

O cooler box é uma categoria de air cooler e o tipo mais comum de sistema de refrigeração dos PCs atualmente. De maneira geral, ele é composto de duas partes separadas: o dissipador de calor e o ventilador.

 

O dissipador de calor geralmente é um grande metal termocondutor que irá diretamente em cima da CPU para transferir o calor, que precisará ser dissipado para fora do gabinete, que é onde a ventoinha entra. A ventoinha se conectará à placa-mãe e ficará na parte superior ou na lateral do dissipador de calor para ajudar a empurrar o ar e resfriar.

 

Dependendo do tamanho, as ventoinhas conectadas ao cooler box do seu processador podem ser bastante audíveis, mesmo em baixas temperaturas. Mas, apesar disso, ele é uma boa escolha se você quiser montar um gabinete de PC compacto que não tenha muito espaço nele, ou se você não estiver muito preocupado com o barulho dos ventiladores.

 

Além disso, também é uma boa escolha se você deseja manter os custos baixos e ainda manter uma solução de resfriamento eficaz para o seu PC. Isso porque é uma opção consistente, econômica e fácil de instalar. Afinal, o cooler box é a maneira mais segura de resfriar seu PC, exigindo o mínimo de manutenção.

 

Cooler Box ou Cooler personalizado

 

Cooler personalizado

 

Já o cooler personalizado, por outro lado, faz parte da categoria de water cooler. Isso significa que é um sistema de refrigeração a líquido, que usa um sistema de bombeamento de água para dissipar o calor. Como resultado, ajuda a impulsionar o desempenho do seu equipamento, ao mesmo tempo em que reduz as temperaturas e os níveis de ruído.

 

Ao contrário do air cooler, esse modelo não sopra ar quente ao redor do gabinete. O líquido move o calor para os radiadores e o elimina com eficiência do seu gabinete. Assim, é possível executar ventiladores em velocidades muito mais baixas, reduzindo a saída de ruído e mantendo um desempenho de resfriamento incomparável. Mover o resfriamento fora das zonas quentes usuais também oferece recursos de overclocking muito melhores.

 

Além da operação mais silenciosa, o cooler personalizado ainda merece destaque por apresentar um visual mais interessante e graças à melhor regulação térmica. Assim, permite aprimorar a estética da sua máquina e que você leve os componentes do seu PC ao limite absoluto, mantendo temperaturas seguras.

 

Adquira seus hardwares e periféricos na PC Xpress!

 

Uma parte crucial do PC moderno é sua solução de refrigeração. Se você tem a melhor CPU que o dinheiro pode comprar ou um processador de baixo custo, você precisa manter essas temperaturas baixas, especialmente se você for fazer overclock. Por isso é importante saber a diferença entre cooler box ou cooler personalizado, e adquirir esse e outros componentes com bom custo-benefício e em uma loja confiável.

 

A PC Xpress é uma loja de informática e periféricos na Santa Ifigênia com preços competitivos e entrega rápida em até 12 horas após a confirmação do pagamento para toda a Grande São Paulo.