Diferenças entre FPS, qualidade de vídeo e resoluções em jogos

Quando o assunto é PC gamer, provavelmente você já ouviu falar em FPS, qualidade de vídeo e resolução em jogos. Afinal, esses três aspectos são pontos-chave que devemos levar em consideração para aproveitar os jogos da melhor forma. Mas qual é a diferença entre eles? Continue lendo para descobrir!

 

O que é FPS, qualidade de vídeo e resolução em jogos?

 

Todos sabemos que, ao contrário dos consoles, podemos interagir com as configurações gráficas dos jogos de PC para ter melhor desempenho ou melhor qualidade de exibição. Da mesma forma, todos sabemos que se um jogo não está nos dando um bom desempenho, podemos diminuir essas configurações para que funcione melhor. 

 

Por isso, quando se trata de desfrutar adequadamente de um jogo, você deve encontrar um bom equilíbrio entre FPS, qualidade de vídeo e resolução. Mas o que cada um desses termos significa? Confira a seguir!

 

O que é FPS?

 

FPS é a sigla para quadros por segundo. Conforme você joga, uma sequência de quadros se desdobra em alta velocidade. Esse termo, então, refere-se justamente ao número de imagens por segundo que são exibidas consecutivamente na tela durante o jogo.

 

Levando em consideração que o olho humano é capaz de perceber apenas entre 10 ou 12 imagens individuais no intervalo de um segundo, se a faixa de FPS ultrapassar esse valor, a ilusão de unidade e movimento será criada. Nesse sentido, o que o olho percebe nada mais é do que uma série de imagens isoladas que se projetam muito rapidamente, causando sensação de fluidez e deslocamento. 

 

Quanto maior o número de FPS, maior a naturalidade nos movimentos dos personagens do jogo. É exatamente aí que reside a importância dele ao dar play. 

 

O que é qualidade de vídeo?

 

Quando falamos em vídeo ou qualidade gráfica, nos referimos às diferentes variantes que podem melhorar ou piorar a aparência de um jogo. Embora essas variantes possam ser muitas, existem cinco elementos-chave que são extremamente importantes para configurar qualquer jogo:

 

  • Textura. Essa categoria de configurações afeta a nitidez com que os personagens e objetos presentes no jogo são percebidos;

 

  • Qualidade de sombra do vídeo. As sombras são provavelmente um dos aspectos mais difíceis para a placa de vídeo processar, levando em consideração que é necessário analisar o ponto de onde vem a luz em relação ao objeto que está projetando a sombra;

 

  • Efeitos especiais. Embora tendam a dar um acabamento fenomenal ao jogo, eles afetam significativamente o seu desempenho;

 

  • Filtros. Permitem suavizar a textura de objetos em distâncias longas e médias. Os novos aspectos do anti-aliasing não consomem muitos recursos e permitem que você desfrute de uma boa qualidade de jogo.

 

Diferenças entre FPS, qualidade de vídeo e resoluções em jogos1

 

O que é resolução?

 

Falar em resolução é falar sobre a quantidade de pixels (pequenos quadrados) que determinam a qualidade da imagem exibida na tela. Geralmente são expressos primeiro com o número de pixels presentes na largura da tela seguido pelo número destes na altura da mesma. 

 

Embora seja comum querer usar as resoluções mais altas em jogos, é recomendável usar a resolução nativa da tela. Isso significa sacrificar as resoluções de alta definição, na maioria dos casos. No entanto, se o seu monitor for HD e você encontrar problemas de desempenho do jogo, é melhor diminuir a resolução.

 

Além da resolução, também encontramos a taxa de atualização. Esse termo se refere ao número de vezes que as imagens exibidas no monitor são atualizadas em um segundo. Ao contrário do FPS, essa frequência depende diretamente do monitor e não das imagens que ele recebe do jogo.

 

Adquira seu PC gamer na PC Xpress!

 

Agora que você já sabe um pouco sobre as diferenças entre FPS, qualidade de vídeo e resoluções em jogos, está na hora de adquirir seu PC gamer já pré-configurado na PC Xpress ou comprar os hardwares para montar sua máquina ou fazer um update. Acesse nosso site e confira!