Memória RAM ou SSD? Veja quando fazer o upgrade de cada um

Na maioria dos casos, RAM e SSD não são comparáveis ​​porque são dois componentes de computador diferentes. Mas quando se trata do desempenho do PC, alguns usuários ficam confusos sobre quando fazer upgrade da memória RAM e do SSD. Isso ocorre por diversos motivos, mas principalmente porque, normalmente, as pessoas levam em consideração apenas a velocidade e o preço quando escolhem um para atualizar.

 

Pensando nisso, no artigo de hoje, veremos os prós e os contras de fazer cada atualização. Além das situações, especialmente em relação aos jogos, em que é interessante fazer uma coisa ou outra.

 

Descubra quando fazer o upgrade da memória RAM e do SSD

 

Se o seu orçamento é apertado, escolher entre uma dessas duas atualizações pode ser uma decisão difícil. Justamente por esse motivo, uma dúvida bastante comum é sobre quando fazer o upgrade da memória RAM e do SSD. Bom, a verdade é que não existe uma resposta exata. Tudo depende do seu hardware atual e para que você o usa:

 

Quando fazer o upgrade da memória RAM

 

Antes de mais nada, vale ressaltar que expandir a memória RAM não vai lhe dar um aumento de desempenho imediato, a menos que você use muitos aplicativos em segundo plano ou vários softwares pesados ao mesmo tempo. Nestes casos, o Windows usa ao máximo a essa memória volátil e, caso tenha baixa capacidade, precisará recorrer ao disco rígido. 

 

Porém, é preciso ter em mente que o disco rígido é milhares de vezes mais lento que a memória RAM. Por esse motivo, ao fazer um upgrade, você notará que o desempenho do seu PC é melhor.

 

Mas, de modo geral, a resposta para quando fazer o upgrade da memória RAM é simples: quando você precisar exigir mais do multitarefas e rodar vários programas pesados em paralelo.

 

Quanto aos jogos, depende de cada título. A maioria deles funciona bem com 4 GB. Apenas os mais poderosos requerem 8 GB de RAM. Contudo, em alguns casos pode ser necessário mais do que isso. Como, por exemplo, se você quer rodar os jogos com a resolução mais alta em um monitor 4K, se usa muitos MODs, ou se grava e edita vídeos ou faz stream em tempo real. 

 

Se este for o seu caso, então provavelmente você vá preferir expandir sua memória RAM, deixando o SSD para depois.

 

Quando fazer o upgrade do SSD

 

Já se você quer saber quando fazer o upgrade do SSD, essa pode ser a atualização perfeita para aquele computador que já tem alguns anos e ao qual você deseja dar uma segunda vida. 

 

Afinal, um SSD é mais rápido, tem maior resistência a choques, consome menos energia e é menos ruidoso. A sua principal vantagem é ser capaz de trabalhar com um número maior de operações de entrada e saída por segundo. Dessa forma, consegue agilizar, sobretudo, a leitura dos dados que ocorre ao iniciar o PC ou os programas.

 

Para tanto, existem duas opções: fazer o upgrade do software e utilizá-lo para tudo; ou, então, instalar o sistema operacional em um SSD de 120 GB e os jogos em uma segunda unidade de disco. Assim, ambos os elementos funcionam separadamente e é possível obter um desempenho geral superior.

 

Porém, se você tem um orçamento limitado, o ideal é que pelo menos você instale um disco SSD para o sistema operacional, pois você notará uma melhora instantânea na inicialização do Windows e no lançamento de jogos softwares.

 

Portanto, se você joga games pesados ou utiliza programas que demoram muito para carregar, é aconselhável instalar um disco SSD para aumentar o desempenho, em vez de expandir a RAM.

 

Procurando componentes para fazer o upgrade do seu PC?

 

Ficou mais fácil saber quando fazer upgrade da memória RAM e do SSD, não é mesmo? Então aproveite para comprar a melhor opção para o seu computador na PC Xpress! Após a aprovação do pagamento, a entrega é feita em até 12 horas para toda a grande São Paulo.

Nossa história é de dois amigos humildes do interior de Minas Gerais, que vieram para São Paulo arriscar o sonho de estudar e crescer profissionalmente, começamos morando de favores em alguns lugares, passamos a trabalhar em lojas de computadores na Santa Ifigênia e era um ramo que gostávamos pois nunca tínhamos tido um dentro de casa. Com isso cada dia que foi passando veio motivação de estudar e trabalhar com isso até que decidimos abrir nossa loja com amigos e fornecedores fornecendo produtos em consignação.

Após 8 anos de muitas vitórias e ao mesmo tempo de derrotas decidimos abrir nosso Site e expandir para redes sociais onde tivemos uma aceitação muito grande pois todos os nossos clientes desde aquele que comprou um mouse à um computador top de linha tratamos do mesmo jeito e com a mesma atenção. Sempre priorizamos o atendimento pois todos tem que ser tratados iguais e da melhor forma possível, onde estamos hoje temos que agradecer todos os clientes que passaram por aqui, que confiaram e confiam em nós.

Promoções
Computadores
Hardware
Kits Upgrade
Monitores
Periféricos
Peças e Componentes
Vamos Jogar?
Cadeiras Gamer
Celular e Smartphone