Memória RAM: Qual a diferença entre DDR3 e DDR4?

A memória RAM é um dos componentes vitais de um computador. No entanto, também é um dos que gera mais dúvidas na hora de escolher ou montar um novo computador. Afinal, existe uma grande variedade de modelos e marcas disponíveis. A DDR4, por exemplo, é uma opção que já está consolidada no mercado desde o seu lançamento, em 2014. Contudo, mesmo assim, a DDR3 ainda é bastante utilizada. 

 

Então, qual a diferença entre elas? Confira neste artigo!

 

Descubra as diferenças entre a memória RAM DDR3 e DDR4

 

As memórias do tipo DDR (Double Data Rate) são caracterizadas por serem capazes de realizar duas operações em cada ciclo de clock, ao contrário das do tipo SDR (Single Data Rate). 

 

Essa forma de trabalhar é a mesma tanto nos padrões DDR3 quanto nos padrões DDR4. Porém, existem algumas outras diferenças importantes que devem ser levadas em consideração.

 

Antes de continuar entrando mais nesse assunto, vale dizer que, a princípio, uma comparação direta entre as especificações dos dois modelos é um pouco difícil. Isso porque a evolução do padrão não traz um grande salto de desempenho, sobretudo para o usuário doméstico.

 

Contudo, as memórias DDR4 são sim uma evolução do padrão DDR3. Portanto, possuem algumas características superiores às do modelo anterior. Não à toa, elas oferecem um melhor desempenho, além de maior escalabilidade e eficiência energética. 

 

Embora essas melhorias não ofereçam um avanço para o uso básico, elas se destacam à medida que a tecnologia DDR3 atinge os seus limites.

 

Mas as diferenças não param por aí! Elas ainda incluem:

  • Design: visualmente, o aspecto das memórias RAM DDR3 e DDR4 têm pequenas diferenças. Como é o caso, por exemplo, do número de pinos de contato e a posição de encaixe no slot;

  • Consumo de energia: os módulos DDR4 são mais eficientes no quesito energia. Essa pequena diferença pode ajudar a economizar no consumo de energia;

  • Capacidade: uma memória DDR3 está disponível com capacidades de 512 MB a 8 GB. Por outro lado, um DDR4 pode vir com capacidade de 4 GB a 16 GB;

  • Frequência: a DDR4 trabalha com uma taxa maior que a DDR3, o que permite mais transferências em um mesmo intervalo de tempo;

  • Latência: nesse quesito, nas memórias DDR4 se tem um aumento da latência, o que significa que há um atraso maior para iniciar uma leitura. 

 

Descubra as diferenças entre a memória RAM DDR3 e DDR4

E, então, como escolher?

 

Mesmo sabendo as diferenças entre essas duas opções, você ainda pode ter dúvidas sobre qual memória RAM escolher. Por isso, aqui vão mais algumas informações úteis.

 

A memória DDR4 é a melhor escolha para usuários que desejam rodar programas e jogos mais pesados. Também é uma opção mais interessante para aqueles que pretendem fazer upgrades e atualizações no futuro.

 

No entanto, em termos de valores, as memórias DDR3 são mais baratas, então é importante levar em consideração o seu orçamento.

 

Outro ponto que você deve pensar é na compatibilidade com a placa mãe. Isso porque as placas mãe geralmente são desenvolvidas para suportar apenas um tipo de memória. Ou seja, você não pode misturar ou combinar memória DDR3 e DDR4 no mesmo sistema. 

 

Tentar fazê-lo não só daria errado, pois não funcionaria, como não encaixaria, uma vez que a quantidade de pinos e a posição de encaixe são diferentes, como mencionado anteriormente.

 

Conte com a PC Xpress!

 

Você vai montar um computador, está avaliando para comprar já montado ou, ainda, pretende fazer um upgrade? Bom, então é essencial prestar atenção em todas as diferenças entre a DDR3 e a DDR4. Mas, se ainda assim precisar de alguma ajuda para escolher a melhor opção para o seu uso, pode contar com a PC Xpress!

 

E o melhor? Se você for da grande São Paulo, é só realizar a sua compra em nosso site, que após a confirmação do pagamento, a entrega é feita em até 12 horas!

Nossa história é de dois amigos humildes do interior de Minas Gerais, que vieram para São Paulo arriscar o sonho de estudar e crescer profissionalmente, começamos morando de favores em alguns lugares, passamos a trabalhar em lojas de computadores na Santa Ifigênia e era um ramo que gostávamos pois nunca tínhamos tido um dentro de casa. Com isso cada dia que foi passando veio motivação de estudar e trabalhar com isso até que decidimos abrir nossa loja com amigos e fornecedores fornecendo produtos em consignação.

Após 8 anos de muitas vitórias e ao mesmo tempo de derrotas decidimos abrir nosso Site e expandir para redes sociais onde tivemos uma aceitação muito grande pois todos os nossos clientes desde aquele que comprou um mouse à um computador top de linha tratamos do mesmo jeito e com a mesma atenção. Sempre priorizamos o atendimento pois todos tem que ser tratados iguais e da melhor forma possível, onde estamos hoje temos que agradecer todos os clientes que passaram por aqui, que confiaram e confiam em nós.

Promoções
Computadores
Hardware
Kits Upgrade
Monitores
Periféricos
Peças e Componentes
Vamos Jogar?
Cadeiras Gamer
Celular e Smartphone