O que aumenta FPS: Placa de Vídeo ou Processador

Quando o assunto é montar um PC Gamer, todo mundo já sabe que existem diversos componentes que devem ser escolhidos. Mas, para quem joga, uma dúvida bastante comum é sobre o que aumenta FPS. Isto é, qual o hardware, entre a placa de vídeo e o processador, é o principal responsável por otimizar mais os jogos, melhorar a jogabilidade como um todo e oferecer uma maior taxa de quadros por segundo.

 

Então, o que aumenta FPS é a placa de vídeo?

 

Para quem joga no computador e quer ter um bom desempenho até nos títulos mais exigentes, saber o que aumenta FPS é muito importante. Afinal, baixas taxas de quadros não fornecem uma boa experiência de jogo. 

Pelo contrário, podem levar a uma série de problemas que podem ocorrer nos momentos mais inoportunos. Como, por exemplo, movimentos instáveis ​​ou trêmulos durante sequências de ação que envolvem muita animação, telas congeladas que dificultam a interação com o jogo, etc.

Justamente por esse motivo, melhorar e aumentar o FPS é uma preocupação para muitos jogadores. Dito isso, vale ressaltar que todos os componentes de um computador estão interligados entre si através da placa-mãe e cada um deles afeta o desempenho que podemos obter. 

Mas, se você está se perguntando o que aumenta FPS, o desempenho da placa de vídeo (GPU), sem sombra de dúvidas, é o que mais pesa e costuma ter o maior impacto. Isso porque estamos falando de um hardware responsável por renderizar os gráficos em 3D, calcular texturas, cores, posições, etc.

Desse modo, ter uma boa GPU é sinônimo de maior desempenho gráfico, tanto pela qualidade da imagem que ela gera quanto pela frequência com que o faz. Assim, quanto mais poderosa e moderna for, mais fácil será para ela exibir imagens em alta resolução com mais quadros por segundo.

O que aumenta FPS

Isso quer dizer que o processador não importa?

 

Na verdade, como mencionado anteriormente, todos os componentes de um PC gamer estão interligados. Dessa forma, todos influenciam, em maior ou menor grau, na taxa de FPS em jogos. 

No caso do processador, ele é responsável por enviar informações ou instruções dos jogos para a placa de vídeo que, por sua vez, processará as instruções recebidas, renderizará a imagem e a enviará ao monitor para visualização.

Portanto, existe uma relação direta entre a CPU e a GPU, e o desempenho de cada um deles depende do outro. Se uma CPU tiver pouca potência, não faz sentido atualizar para a melhor e mais recente placa de vídeo para jogos se você não puder usar todo o seu poder de processamento.

Então, embora a placa de vídeo seja o principal hardware que você deve ter em mente caso queira saber o que aumenta FPS, a escolha do processador também não pode ser negligenciada.

Monte ou atualize o seu PC gamer com a PC Xpress!

 

Entender o que aumenta FPS é algo muito importante para qualquer pessoa que queira saber como obter o melhor desempenho em jogos. Por isso, agora que já esclarecemos um pouco sobre esse assunto, conte com a PC Xpress para montar ou atualizar o seu PC gamer. Em nosso site, você encontra processadores e placas de vídeo, além de outros hardwares e periféricos, com o melhor custo-benefício do mercado.