O que é preciso levar em consideração para escolher uma placa de vídeo?

Se está pensando em comprar ou montar um computador novo, você deve saber com antecedência quais são as suas necessidades e objetivos. Por exemplo, caso você queira um PC gamer ou, ainda, uma máquina para trabalhar com edição de vídeos e outras funções que exijam bons gráficos, a GPU será um dos elementos mais importantes. Neste contexto, escolher uma placa de vídeo deve ser uma de suas principais preocupações.

 

Isso significa, portanto, que ao escolher os hardwares, é necessário pensar nos principais recursos que você vai precisar. 

 

Como escolher uma placa de vídeo? Descubra!

 

A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes de uma máquina. O seu bom funcionamento permite que as imagens sejam apresentadas corretamente no monitor e, dependendo da qualidade e potência, serão apresentadas com a melhor resolução possível.

 

Para te ajudar a escolher uma placa de vídeo, então, é importante tratar de uma série de aspectos básicos. Afinal, a escolha estará sujeita a elementos muito pessoais, onde o orçamento é o único limite. O resto das considerações dependerá de qual objetivo você deseja definir.

 

Dito isso, confira a seguir algumas coisas que você precisa ter mente para tomar uma decisão mais assertiva:

 

O seu orçamento

 

A primeira e talvez principal coisa a se levar em consideração ao escolher uma placa de vídeo é justamente o orçamento que você tem disponível. Essa já é uma boa forma de limitar as suas escolhas e te deixar mais perto de obter a GPU que faça mais sentido para você.

 

Conheça as suas necessidades

 

Com o orçamento definido, é hora de você avaliar quais são as suas necessidades e expectativas. Isso é fundamental, pois não há melhor compra do que aquela com a qual você se sente totalmente satisfeito.

 

Por esse motivo, a escolha de um ou outro modelo vai depender, além do orçamento, do desempenho que você espera dos gráficos do seu computador, a resolução e para qual finalidade ele será utilizado, por exemplo. 

 

Conhecer as suas expectativas e ser honesto consigo mesmo fará com que a decisão seja a mais acertada.

Como escolher uma placa de vídeo? Descubra!

 

Resolução e desempenho

 

Resolução e desempenho são os principais aspectos que irão determinar a sua escolha, onde tanto a potência dos gráficos como a quantidade de memória que equipam serão decisivos. Por exemplo, para jogar em resoluções de 4K, é recomendável que os gráficos tenham pelo menos 6 GB de memória.

 

Compatibilidade

 

Não adianta comprar a melhor placa do mercado, gastar uma fortuna e perceber que ela não pode ser instalada no computador. Por isso, antes de escolher uma placa de vídeo para o seu PC, certifique-se de que ele atenda a todos os requisitos da nova GPU. 

 

Caso contrário, pode não funcionar corretamente. Assim, tenha em mente que nem todas as placas de vídeo são do mesmo tamanho e elas são conectadas diretamente na placa-mãe do computador, então você precisa saber quais conectores estão disponíveis no componente.

 

Saídas de vídeo

 

As saídas de vídeo necessárias para o monitor são algo fundamental que você precisa levar em consideração. Muitos modelos atuais já dispensam diretamente o DVI antigo, portanto, se o seu monitor integrar esta entrada, precisará de uma GPU com suporte para ela.

 

Conte com a PC Xpress!

 

Obviamente, existem diversos outros fatores, além dos citados acima, que você deve levar em consideração ao escolher uma placa de vídeo. Por isso, caso tenha alguma dúvida, basta entrar em contato com a PC Xpress que nós poderemos te ajudar! Além disso, confira as opções de GPU disponíveis em nosso site e aproveite que para toda a Grande São Paulo, a entrega é feita em até 12 horas após a aprovação do pagamento.