O que pode causar gargalo na placa de vídeo?

Se você acompanha fóruns online e pesquisa bastante sobre computadores, provavelmente já ouviu falar em “gargalo”. Esse é um termo que assusta a muitos gamers e entusiastas de hardware. Afinal, sempre foi um grande inimigo quando atualizamos nosso PC aos poucos. No entanto, a verdade é que nem todos sabem exatamente o que significa na prática. Justamente por isso, no artigo de hoje da PC Xpress, iremos explicar o que é gargalo na placa de vídeo.

 

Além disso, iremos até mesmo destacar os fatores que o causa e como isso pode ser melhorado. Portanto, continue a leitura!

 

Então, o que é e o que causa gargalo na placa de vídeo?

 

Como jogador, você já se deparou com uma situação em que a velocidade do jogo caiu repentinamente? Isso pode ser causado por um gargalo na placa de vídeo que ocorre quando há um componente que retarda o desempenho geral do sistema porque suas especificações estão desequilibradas. 

 

Normalmente, os gargalos de GPU são causados ​​quando um processador fraco trabalha com uma placa de vídeo mais potente. Neste caso, a CPU retarda o número potencial de dados que são extraídos da placa de vídeo, uma vez que a GPU renderiza os dados mais rápido do que o processador pode prepará-los. 

 

Ou seja, em outras palavras, é algo que ocorre pelo fato de a CPU fornecer um desempenho significativamente inferior. Como resultado, a capacidade total da unidade de processamento gráfico é limitada, fazendo com que a performance desse componente seja muito afetada, e trabalhe abaixo dos 100%. 

 

Trata-se, portanto, de um problema que pode reduzir seriamente a taxa de quadros e impactar negativamente a suavidade dos gráficos, atrapalhando a experiência e a jogabilidade. E sim, as consequências disso costumam ser sentidas principalmente em jogos, que são os softwares que mais demandam recursos de vários hardwares simultaneamente. 

 

Por que alguns jogos apresentam gargalo e outros não?

 

É importante observar que dois jogos podem causar gargalos em um computador de maneiras totalmente diferentes. Isso porque os jogos não são projetados para serem semelhantes. Como resultado, eles colocam pressão em diferentes partes do sistema. Por isso, alguns títulos dependem mais da GPU do que da CPU, e vice-versa.

 

Dessa forma, existe a possibilidade do seu sistema apresentar um gargalo na placa de vídeo em um determinado jogo, mas em outro não. Entre os jogos que cobram mais da GPU, podemos citar, por exemplo, os AAA visualmente impressionantes, como The Witcher 3, Assassin’s Creed: Valhalla e Dying Light.

 

Por outro lado, grandes títulos de mundo aberto ou aqueles que oferecem simulações altamente realistas dependem mais da CPU. Afinal, precisam dela para processar todos os dados para funcionar corretamente. Isso inclui alguns dos jogos de simulação mais populares, como Cities: Skylines ou a série Civilization. 

 

Justamente por isso, alguns jogos apresentam gargalo na placa de vídeo, enquanto outros sofrem com gargalos no processador.

O que pode causar gargalo na placa de vídeo

Como resolver esse problema?

A melhor maneira de evitar qualquer tipo de gargalo na placa de vídeo é escolher cuidadosamente os seus componentes e verificar se são compatíveis. Se você estiver montando o seu PC gamer ou atualizando uma máquina que já possui, recomendamos emparelhar uma CPU e GPU para ter um nível de desempenho equilibrado. 

 

Obviamente, essa dica não ajuda seu computador atual caso você não pretenda mexer nele agora, mas é algo excelente para ter em mente no futuro. Nesse caso, o que você pode fazer para reduzir a carga em sua placa de vídeo, é diminuir as configurações gráficas nas opções do jogo. A desvantagem é que a taxa de quadros será notavelmente menor.

 

Conte com a PC Xpress para montar ou atualizar seu PC gamer!

 

Se você está enfrentando um problema de gargalo na placa de vídeo, pode ser a hora de fazer um update no seu PC gamer. Na PC Xpress você encontra os melhores hardwares no mercado com um excelente custo-benefício e entrega expressa de até 12 horas após a aprovação do pagamento para toda a Grande São Paulo. Confira nossos produtos e adquira agora mesmo os componentes para montar ou atualizar a sua máquina!