Pasta térmica: qual a função, quanto tempo dura

Pasta térmica: qual a função, quanto tempo dura?

O superaquecimento é um problema relativamente comum que pode atingir qualquer computador. Mas, felizmente, é algo que dá para evitar com algumas soluções disponíveis no mercado. Por exemplo, embora muitas pessoas não prestem atenção na escolha da pasta térmica, ela é justamente uma dessas soluções mais simples e baratas que existem.

 

Com o seu uso, é possível manter o processador em boa temperatura e prolongar sua vida útil. Fazendo, portanto, com que o seu PC tenha um desempenho melhor e funcione de forma mais silenciosa.

 

Qual a função da pasta térmica?

 

Talvez você já tenha ouvido falar sobre isso, mas não sabe exatamente o que é e qual a função da pasta térmica. Bom, estamos falando de um filler composto de diferentes materiais que funciona como condutor de calor e auxilia na sua dissipação. 

 

Trata-se de um líquido muito denso e espesso, geralmente de cor metálica devido aos seus componentes, embora também existam outras variantes que apresentam uma tonalidade branca.

 

Seu uso em computadores é bastante popular, pois serve como um elemento físico intermediário entre o processador e o dissipador de calor. Assim, facilita a condutividade e, consequentemente, ajuda o cooler a manter o processador em uma temperatura adequada. 

 

Para tanto, a pasta térmica deve ser colocada entre o processador e o cooler, para que o calor gerado pela CPU possa passar por toda a pasta térmica e assim chegar ao dissipador, por onde será expelido.

 

Quanto tempo dura a pasta térmica?

 

Essa também é outra dúvida bastante comum, e a verdade é que saber quanto tempo dura a pasta térmica é muito importante para saber com que frequência ela deve ser trocada. Dito isso, a maioria das opções disponíveis no mercado são fabricadas para durar por muitos anos. No entanto, obviamente, esse tempo pode variar dependendo de alguns fatores, incluindo o material da pasta aplicada.

 

As pastas de prata na composição, por exemplo, não precisam ser trocadas tão frequentemente, mas sim de 5 a 10 anos. Por outro lado, as feitas com silicone e óxido de zinco, normalmente, precisam ser trocadas de 1 a 3 anos.

 

Vale ressaltar, contudo, que estamos falando de prazos médios. O uso e as condições da máquina também podem influenciar para que esse tempo seja maior ou menor. PCs gamers e computadores no geral que exigem mais de seus componentes precisam de uma atenção maior por funcionarem em condições mais extremas. 

 

Além disso, da mesma forma que o uso da pasta térmica ajuda a aumentar a vida útil das suas peças, é importante lembrar que a troca regular dela pode ter o efeito contrário. Isso porque o material de alguns coolers e processadores é bem sensível. Dessa forma, caso você inicie um ciclo constante de monta e desmonta, pode estar colocando em risco a vida útil de seus componentes.

 

Pasta térmica quanto tempo dura

Conte com a PC Xpress!

Como deu para perceber, estamos falando de algo que é fundamental para a refrigeração do computador como um todo. Portanto, agora que você já sabe qual a função da pasta térmica e quanto tempo ela dura, na PC Xpress você pode adquirir coolers com o melhor custo-benefício do mercado, e que já vêm com a bisnaga, sachê ou seringa de pasta térmica junto na embalagem.