Placa de vídeo para mineração de criptomoedas: qual a importância e principais modelos

As criptomoedas, como o Bitcoin, tiveram altos e baixos nos últimos anos, mas agora estão vivendo sua era de ouro. Consequentemente, muitas pessoas começaram ou querem começar a minerar, porém encontram certas dificuldades devido ao hardware que possuem. Por isso, embora não tenham sido criadas para esse propósito inicialmente, as placas de vídeo para mineração estão sendo cada vez mais procuradas, graças à sua alta velocidade de processamento.

 

Placas de vídeo para mineração: por que são importantes?

 

A demanda por cripto ativos, de maneira geral, aumentou consideravelmente nos últimos anos. À medida que isso acontece, é necessário que a mineração “dê conta do recado”, para continuar expandindo o mercado cripto.

 

Contudo, minerar criptomoedas não é uma tarefa fácil. As transações que ocorrem nas respectivas blockchains das moedas precisam ser validadas, o que ocorre por meio da resolução do hash. Isto é, um problema matemático de alto nível de complexidade que só pode ser resolvido por tentativa e erro.

 

Dito isso, vale ressaltar, ainda, que essa resolução só pode ser feita por meio de um computador. Mas, para conseguir ser o mais rápido possível, é essencial ter máquinas que possam dar conta do recado. 

 

Como resultado, o próprio mercado de mineração começou a perceber essa necessidade de otimizar os processos. Para tanto, algumas empresas que já estavam inseridas neste nicho transformaram tal necessidade em oportunidade de resolver esse problema da oferta e demanda, colocando no mercado as chamadas placas de vídeo mineradora.

 

Placa-mãe, fan, pentes de memória e, principalmente, a placa de vídeo para mineração devem ser eficientes para conseguir suportar a exigência de todos os processos transacionais da mineração pelas criptomoedas. 

 

A GPU, como também é chamada esse hardware, em conjunto ao processador e à memória, é responsável por manter a qualidade da operação, a alta performance da máquina e por diminuir os superaquecimentos.

 

Além disso, com o objetivo de aumentar o desempenho e otimizar o tempo de resposta das minerações, muitas pessoas optam por criar uma espécie de rede de computadores, nas quais várias máquinas são interligadas.

 

Como resultado de tudo isso e da mineração de criptomoedas, as placas de vídeo não apenas desapareceram das lojas por conta da alta rotatividade, mas o preço delas quase dobrou. 

 

Quais são os principais modelos de placas de vídeo mineradora?

 

As placas de vídeo para mineração têm sido usadas há anos e o setor de criptomoeda está experimentando taxas de adoção mais altas do que nunca. Isso ocorre porque a mineração pode gerar lucros enormes, dependendo da criptomoeda que você escolher para minerar.

 

Por isso, se você quer fazer esse investimento, é importante saber quais são os principais modelos de placa de vídeo mineradora:

  • GTX 1660 Super: É uma placa de vídeo para mineração bastante eficiente no consumo de energia e no desempenho. Em termos de custo-benefício e poder de processamento, é uma excelente opção para os mineradores, desde os iniciantes até os mais experientes.

  • RTX 2060: Apesar de possuir um Clock muito menor, o consumo de energia da RTX 2060 faz com que essa seja uma placa de vídeo mineradora que vale bastante a pena. Embora tenha sido lançada em 2019, é uma excelente opção para concorrer com a famosa RTX 3060.

 

Quais são os principais modelos de placas de vídeo mineradora?

  • RTX 3060: Essa é uma das principais placas de vídeo para mineração graças à sua performance e eficiência de energia. Ainda que não ofereça os ganhos mais altos ou o hashrate mais rápido, é ideal se você deseja um bom desempenho por mês com custos de energia relativamente baixos.

  • RTX 3070: É uma das placas de vídeo mineradoras mais cobiçadas, pois possui um consumo e um preço menor, ao mesmo tempo em que chega perto da RTX 3080 na mineração. Ela consegue chegar a 61.79 MH/s de hashrate e 117 W de consumo de energia.

  • RTX 3080: Considerada uma das melhores placas de vídeo para mineração, a RTX 3080 conta com 19000 MHz de clock de memória juntamente com a tecnologia de 10GB GDDR6X. Com ela, a taxa Hash, que determina a velocidade de processamento de cálculo da placa, é elevada e traz a mineração com maiores retornos.

  • RTX 3090: Além de ser provavelmente a melhor GPU para jogos, a RTX 3090 tem algumas especificações muito boas para mineração, como é o caso de sua memória VRAM de 24GB. Seu consumo de eletricidade é um dos mais altos, assim como o seu preço no mercado atual. Contudo, isso torna essa placa de vídeo para mineração uma opção com alto ROI (retorno sobre o investimento).

  • RX 580: A série RX 500 da AMD veio como sucessora da lendária série RX 400. Essa placa de vídeo é a favorita para minerar criptomoedas com o algoritmo Ethash, além de ser a que oferece a melhor relação custo-benefício.

 

Procurando uma nova GPU de alto desempenho?

 

Se você é um entusiasta quando o assunto são criptomoedas e está procurando por uma boa placa de vídeo para mineração, a PC Xpress pode te ajudar e com o melhor custo-benefício do mercado! Além disso, em toda a grande São Paulo, após a aprovação do pagamento, a entrega é feita em até 12 horas!

 

Mas, atenção, pois os modelos de GPU citados anteriormente, bem como outras placas de vídeo mineradoras são de alta rotatividade. Por isso, quando elas estão disponíveis no site, vendem muito rápido, então é importante ficar de olho e se cadastrar para receber um e-mail quando houver estoque.

Nossa história é de dois amigos humildes do interior de Minas Gerais, que vieram para São Paulo arriscar o sonho de estudar e crescer profissionalmente, começamos morando de favores em alguns lugares, passamos a trabalhar em lojas de computadores na Santa Ifigênia e era um ramo que gostávamos pois nunca tínhamos tido um dentro de casa. Com isso cada dia que foi passando veio motivação de estudar e trabalhar com isso até que decidimos abrir nossa loja com amigos e fornecedores fornecendo produtos em consignação.

Após 8 anos de muitas vitórias e ao mesmo tempo de derrotas decidimos abrir nosso Site e expandir para redes sociais onde tivemos uma aceitação muito grande pois todos os nossos clientes desde aquele que comprou um mouse à um computador top de linha tratamos do mesmo jeito e com a mesma atenção. Sempre priorizamos o atendimento pois todos tem que ser tratados iguais e da melhor forma possível, onde estamos hoje temos que agradecer todos os clientes que passaram por aqui, que confiaram e confiam em nós.

Promoções
Computadores
Hardware
Kits Upgrade
Monitores
Periféricos
Peças e Componentes
Vamos Jogar?
Cadeiras Gamer
Celular e Smartphone