Sinais que indicam que você deve trocar o HD do seu computador

Embora os computadores possam permanecer funcionando muito bem por vários anos, chega um momento em que eles começam a ficar mais lentos e a mostrar sinais de mau funcionamento. Isso é extremamente normal, pois após um certo período de uso, componentes eletrônicos em geral, inclusive os componentes de um PC, devem ser trocados, e o disco rígido não é exceção. Mas quando trocar o HD do seu computador?

 

Quando trocar o HD do seu computador? Fique de olho nesses sinais!

 

A vida útil de um disco rígido (HD) é de, em média, 6 anos. Contudo, ninguém sabe exatamente quanto tempo ele vai durar. Isso porque esse prazo pode ser maior ou menor, dependendo das condições e hábitos de utilização de cada pessoa. Dessa forma, existem HDs que duram menos de 3 anos e outros que duram mais de 10 anos.

 

De qualquer forma, existem vários sinais que indicam que esse componente está com problemas e não funciona como deveria. Caso algum deles seja detectado, é porque chegou a hora de trocar o HD do seu computador. Portanto, fique atento a esses sinais:

 

Sons estranhos

 

Caso você consiga ouvir sons estranhos ao usar o computador ou se o volume normal do ruído do disco rígido aumentar, pode começar a se preocupar. Provavelmente, entre os sinais de que é preciso trocar o HD do seu computador, esse é o mais fácil de reconhecer. 

 

Com o uso diário o disco rígido pode ser danificado, consequentemente causando ruídos que se repetem continuamente. Isso pode ocorrer por diversos motivos, mas geralmente é porque o leitor tenta gravar dados enquanto o HD apresenta alguma falha.

 

Especialmente se o ruído for muito alto e contínuo, é importante ficar de olho, porque pode ser que ao ser desligado, ele não volte a funcionar.

 

Pastas ou arquivos que desaparecem ou são corrompidos

 

Outro sinal que indica que é hora de trocar o HD do seu computador, é se você começar a notar a falta de documentos, fotos e outros arquivos que você salva. Em alguns casos, eles podem até mesmo desaparecer e aparecer em diferentes ocasiões, ou os programas podem começar a falhar. 

 

Além disso, ao tentar abrir algum arquivo, você recebe a mensagem de que ele está corrompido, mesmo depois de tê-lo salvo sem erros. Tudo isso pode ser um sintoma de que o disco rígido está nos últimos estágios.

 

Vale ressaltar, no entanto, que nem sempre essas falhas estão associadas a uma falha no disco rígido. Afinal, alguns vírus podem produzir efeitos semelhantes. Portanto, certifique-se de que os arquivos não tenham nenhum problema de fechamento ou estejam danificados por vírus.

 

Pastas ou arquivos que desaparecem ou são corrompidos

Falha de reconhecimento da unidade de disco

 

Se o computador deixa de reconhecer uma unidade de disco, o mais comum é que esse problema seja causado por alguma falha no HD ou por uma conexão ruim com o cabo de dados. 

 

Para verificar, então, se o problema vem do disco rígido e está na hora de trocar o HD do seu computador ou não, as opções mais fáceis são trocar o cabo que conecta o disco rígido à placa mãe ou verificar se outra máquina reconhece a unidade de disco.

 

Travamentos e tela azul do Windows

 

Se o disco rígido estiver com defeito, o seu PC poderá ficar lento ou travando com frequência. Inclusive, você também pode se deparar com a "tela azul da morte". Por isso, se o seu computador travar, reiniciar ou as fatídicas telas azuis do Windows aparecerem, pode ser que o disco esteja avisando que seu fim está próximo e, portanto, é importante trocar o HD do seu computador.

 

Precisando trocar o disco rígido do seu computador? Conte com a PC Xpress!

 

Caso você tenha notado qualquer um dos sinais citados anteriormente, é fundamental avaliar se o problema realmente vem ocorrendo por uma falha no disco rígido. Dessa forma, você pode se prevenir e realizar um backup de todos os seus dados salvos na unidade e trocar o HD do seu computador o quanto antes. 

 

E, para você não ficar na mão, aqui na PC Xpress é assim: pediu, chegou. Para toda a grande São Paulo, na compra de qualquer máquina, hardware ou periféricos, a entrega é feita em até 12 horas!

Nossa história é de dois amigos humildes do interior de Minas Gerais, que vieram para São Paulo arriscar o sonho de estudar e crescer profissionalmente, começamos morando de favores em alguns lugares, passamos a trabalhar em lojas de computadores na Santa Ifigênia e era um ramo que gostávamos pois nunca tínhamos tido um dentro de casa. Com isso cada dia que foi passando veio motivação de estudar e trabalhar com isso até que decidimos abrir nossa loja com amigos e fornecedores fornecendo produtos em consignação.

Após 8 anos de muitas vitórias e ao mesmo tempo de derrotas decidimos abrir nosso Site e expandir para redes sociais onde tivemos uma aceitação muito grande pois todos os nossos clientes desde aquele que comprou um mouse à um computador top de linha tratamos do mesmo jeito e com a mesma atenção. Sempre priorizamos o atendimento pois todos tem que ser tratados iguais e da melhor forma possível, onde estamos hoje temos que agradecer todos os clientes que passaram por aqui, que confiaram e confiam em nós.

Promoções
Computadores
Hardware
Kits Upgrade
Monitores
Periféricos
Peças e Componentes
Vamos Jogar?
Cadeiras Gamer
Celular e Smartphone