SSD e HD: Você sabe qual é a diferença entre essas tecnologias?

Com a tecnologia em rápida evolução de hoje, ao comprar um novo computador ou notebook, ou ainda quiser atualizar a sua máquina, um dos aspectos mais importantes a se pensar é sobre as soluções de armazenamento de dados. Atualmente, existem dois formatos básicos: SSD e HD

 

A escolha entre eles, no entanto, não se trata apenas de comparar capacidade e custo. Isso porque o tipo de armazenamento que o seu PC usa é importante para o desempenho, além de impactar no uso de energia e confiabilidade.

 

Qual a diferença entre SSD e HD?

 

A unidade de estado sólido e a unidade de disco rígido são as duas principais opções de armazenamento a serem consideradas e é importante saber o melhor uso de cada uma e como elas se comparam lado a lado. Por isso, é fundamental entender a diferença entre elas.

 

Antes de mais nada, é válido ressaltar que a principal diferença entre SSD e HD está em como os dados são armazenados e acessados. Além disso, enquanto o primeiro é mais veloz, o segundo é mais acessível.

 

Dito isso, em que exatamente você deve basear a sua escolha? A seguir, explicaremos quais são as principais diferenças para que você saiba se deve escolher um SSD ou um HD:

 

O que é SSD?

 

O SSD pode ser uma opção bastante interessante para usuários que precisam de maior agilidade e também desempenho em multitarefas. Isso porque a sua principal vantagem é a capacidade de resposta, uma vez que os arquivos são guardados em chips de memória Flash. O acesso aos dados ali salvos, portanto, é acelerado, o que torna as ações como carregar e salvar programas e arquivos muito mais rápidas.

 

O sistema de gravação e leitura é diferente dos discos rígidos. No entanto, também trata-se de uma memória não volátil, isto é, as informações não são perdidas ao desligar o aparelho.

 

Existem diversos modelos no mercado, cujas taxas de transferências podem chegar até 500 MB/s. Ele tem esse nome por conta do inglês, “Solid-State Drive” (Unidade de Estado Sólido) e “Solid State Disk” (Disco de Estado Sólido). 

 

O dispositivo é formado por circuitos integrados e em seu interior não há partes móveis ou discos físicos. Assim, exige menos do hardware, o que gasta ainda menos energia para funcionar e se torna mais silencioso.

 

O seu funcionamento se dá por meio de componentes eletrônicos, o que significa que o SSD, além de ser mais rápido que o HD, também é mais resistente a falhas a longo prazo, sendo menos propenso a danos físicos.

 

Outra vantagem é o fato de ser mais compacto, já que a ausência de partes mecânicas deixa os SSDs menores. Dessa forma, são opções interessantes principalmente para notebooks e ultrafinos. O menor desgaste físico também faz com que esse tipo de armazenamento esquente menos.

 

O que é HD?

 

O HD, ou disco rígido, é uma memória também do tipo não volátil, mas que tem sido um padrão para muitas gerações de computadores. Isso significa que as informações são mantidas mesmo após o aparelho ser desligado. Ele conta com discos móveis, onde as informações são armazenadas, e um braço mecânico, que realiza o processo de leitura e gravação dos dados.

 

O seu nome vem do inglês "Hard Disk Drive", razão pela qual o HD também é conhecido como HDD. Ele está em operação há muitas décadas e é constantemente testado e aprimorado com as novas versões que chegam ao mercado. 

 

Além disso, a melhoria constante da tecnologia permitiu que os fabricantes de discos rígidos adicionassem mais capacidade de armazenamento do que nunca. Dessa forma, existem diversas opções disponíveis no mercado com boa capacidade de armazenamento.

 

Assim, ele é indicado para aqueles usuários que precisam salvar muitos arquivos pesados, tais como fotos, filmes e vídeos. Um de seus principais pontos positivos é o fato de ser bastante acessível. Isso significa que é possível encontrar modelos de HD a preços competitivos. 

 

Outra vantagem é que, embora os SSDs sejam mais resistentes, eles têm vida útil medida em volume total de dados salvos ao longo do tempo. O HD, por outro lado, sofre um desgaste menor.

 

Conte com a PC Xpress!

 

Quando o assunto é SSD vs HD, uma dúvida bastante frequente é: qual devo ter no meu computador? Bom, falando de maneira geral, se você deseja substituir e expandir o armazenamento do seu computador ou notebook, a melhor configuração é uma combinação das duas tecnologias. 

 

Nestes casos, então, o SSD servirá para inicializar o Windows e a maioria dos softwares utilizados. Enquanto isso, o HD será usado principalmente para o armazenamento em massa de arquivos, fotos e etc.

 

E se você precisa encontrar qualquer uma dessas tecnologias, ou até mesmo as duas, com um ótimo custo-benefício, a PC Xpress pode te ajudar! Após a confirmação do pagamento, a entrega é em até 12h em toda grande São Paulo.

Nossa história é de dois amigos humildes do interior de Minas Gerais, que vieram para São Paulo arriscar o sonho de estudar e crescer profissionalmente, começamos morando de favores em alguns lugares, passamos a trabalhar em lojas de computadores na Santa Ifigênia e era um ramo que gostávamos pois nunca tínhamos tido um dentro de casa. Com isso cada dia que foi passando veio motivação de estudar e trabalhar com isso até que decidimos abrir nossa loja com amigos e fornecedores fornecendo produtos em consignação.

Após 8 anos de muitas vitórias e ao mesmo tempo de derrotas decidimos abrir nosso Site e expandir para redes sociais onde tivemos uma aceitação muito grande pois todos os nossos clientes desde aquele que comprou um mouse à um computador top de linha tratamos do mesmo jeito e com a mesma atenção. Sempre priorizamos o atendimento pois todos tem que ser tratados iguais e da melhor forma possível, onde estamos hoje temos que agradecer todos os clientes que passaram por aqui, que confiaram e confiam em nós.

Promoções
Computadores
Hardware
Kits Upgrade
Monitores
Periféricos
Peças e Componentes
Vamos Jogar?
Cadeiras Gamer
Celular e Smartphone