Tipos de HD: Saiba como funciona cada um

Embora os SSDs estejam se tornado cada vez mais populares, o disco rígido ou HD ainda é o dispositivo de armazenamento de dados mais utilizado. Por padrão, todos os sistemas de computadores em geral dependem dele para armazenar dados permanentemente. Dessa forma, é usado para salvar todos os programas, aplicativos e arquivos do usuário. Pensando nisso, hoje vamos nos aprofundar nos diferentes tipos de HD que existem para que você possa entender um pouco mais sobre esse importante hardware.

 

Conheça os tipos de HD disponíveis no mercado

 

O HD é um componente de hardware do computador cuja utilidade é o armazenamento de dados. A título de exemplo, podemos dizer que uma das funções do nosso cérebro é armazenar memórias, o que nos permite aprender e memorizar diversas informações. Uma unidade de armazenamento funciona de maneira semelhante, sendo responsável por enviar, receber e armazenar dados.

 

No entanto, atualmente, como há uma grande variedade de discos rígidos que devem ser diferenciados, é importante especificar e detalhar quais são cada um deles para conhecer suas particularidades mais interessantes. Afinal, eles evoluíram muito nos últimos anos.

 

Dito isso, vale ressaltar que os diferentes tipos de HD podem ser classificados de várias maneiras e por infinitos parâmetros. Um exemplo disso é se a unidade de armazenamento é interna ou externa. 

 

Afinal, um computador, por exemplo, mesmo que possua memória interna que abriga o sistema operacional, arquivos e programas, também pode interagir com periféricos que garantem a possibilidade de expandir seu armazenamento padrão.

 

Além disso, a seguir vamos falar sobre os diferentes tipos de HD internos, de acordo com a classificação que tem a ver com os seus conectores:

 

ATA (IDE/PATA/ATAPI)

 

Os padrões de interface ATA (Advanced Technology Attachment), também chamados de IDE (Integrated Drive Electronics) e PATA (Parallel Advanced Technology Attachment), foram introduzidos pela Western Digital na década de 80, mais especificamente em 1986. Eles foram os primeiros tipos de HD e trouxeram o inovador recurso de funcionamento com o driver integrado para se conectar a computadores. 

 

Isso foi um grande avanço frente às necessidades da época, pois os drivers externos ocupavam bastante espaço e não seriam mais práticos à medida que a demanda por capacidade se tornasse maior.

 

A interface ATA possui 40 conectores e aceita até dois dispositivos conectados à mesma fonte. Ela passou por oito padronizações ao longo de seu ciclo de vida. O primeiro, IDE/ATA 1, suportava até 540 MB com uma taxa de transmissão de 8,3 MB/s e ciclo de transferência de 240 Ns.

 

O seu oitavo padrão, ATA/ATAPI 8, por outro lado, tem uma taxa de transmissão superior a 133 MB/s, atingindo os limites do seu cabeamento. Quanto à capacidade de armazenamento, os últimos modelos ATA variam entre 40 GB até 500 GB. Atualmente, embora muito menos usados, computadores com discos rígidos do tipo ATA ainda podem ser encontrados.

Conheça os tipos de HD disponíveis no mercado

SATA

 

Com o aumento da demanda, a interface ATA não conseguiria comportar todas as mudanças. Portanto, a solução foi criar uma interface SATA, capaz de dar continuidade à evolução. 

 

Chamada de Serial Advanced Technology Attachment ou, ainda, Serial ATA, esses discos rígidos foram desenvolvidos como sucessores e substituíram as unidades ATA. Não demorou muito, então, para que se tornassem populares devido à vasta gama de vantagens oferecidas.

 

Dessa forma, em suas diferentes versões, os discos rígidos do tipo SATA são os mais comumente utilizados, principalmente em computadores tanto pelo seu preço quanto pela sua velocidade de transmissão de dados. 

 

Uma das principais diferenças está no tipo de conexão usada na placa-mãe, o que permite a instalação de um número superior de discos rígidos na CPU.

 

Dentro da interface SATA, já existem várias versões:

 

  • SATA I (1.0): capaz de transferir dados com taxa máxima de 192 MB/s, mas devido ao seu esquema de codificação, a taxa de transferência é limitada a 150 MB/s;
  • SATA II (2.0): é um dos mais utilizados atualmente, oferece taxa de transmissão de até 300 MB/s e frequência de 3 GHz (gigahertz);
  • SATA III (3.0): traz o dobro de capacidade do antecessor, tem frequência de 6 GHz e taxa de transmissão de até 600 MB/s. Além disso, é classificado como de melhor desempenho e é o mais solicitado em relação aos demais SATA.

 

SCSI e SAS

 

Tanto a interface SCSI (Small Computer System Interface) quanto a SAS (Serial Attached SCSI) consistem em conectores de disco rígido usados ​​profissionalmente e, portanto, ideais para ambientes complexos, cuja infraestrutura é extremamente sofisticada e requer o máximo em desempenho. 

 

Isso porque as suas altas taxas de transferência, complexidade e custos limitaram esses tipos de HD ao nicho corporativo, sendo, geralmente, inviável para ambientes domésticos.

 

A diferença entre eles é que o padrão SAS é o sucessor do SCSI e, dessa forma, atende a uma demanda muito mais específica e elevada.

 

Conte com a PC Xpress!

 

Se você está procurando um disco rígido para montar ou fazer um upgrade no seu computador, confira as opções e os diferentes tipos de HD disponíveis na PC Xpress! Além do melhor custo-benefício do mercado, a entrega é feita em até 12 horas para toda a Grande São Paulo após a aprovação do pagamento.

Nossa história é de dois amigos humildes do interior de Minas Gerais, que vieram para São Paulo arriscar o sonho de estudar e crescer profissionalmente, começamos morando de favores em alguns lugares, passamos a trabalhar em lojas de computadores na Santa Ifigênia e era um ramo que gostávamos pois nunca tínhamos tido um dentro de casa. Com isso cada dia que foi passando veio motivação de estudar e trabalhar com isso até que decidimos abrir nossa loja com amigos e fornecedores fornecendo produtos em consignação.

Após 8 anos de muitas vitórias e ao mesmo tempo de derrotas decidimos abrir nosso Site e expandir para redes sociais onde tivemos uma aceitação muito grande pois todos os nossos clientes desde aquele que comprou um mouse à um computador top de linha tratamos do mesmo jeito e com a mesma atenção. Sempre priorizamos o atendimento pois todos tem que ser tratados iguais e da melhor forma possível, onde estamos hoje temos que agradecer todos os clientes que passaram por aqui, que confiaram e confiam em nós.

Promoções
Computadores
Hardware
Kits Upgrade
Monitores
Periféricos
Peças e Componentes
Vamos Jogar?
Cadeiras Gamer
Celular e Smartphone