Veja quais upgrades fazer para melhorar o desempenho do seu computador

O seu computador é rápido o suficiente para as coisas que você deseja fazer? Ou ele leva uma eternidade para abrir um software, trava para fechar ou ainda dificulta as suas tarefas ou partidas de jogos? Em caso afirmativo para a segunda pergunta, provavelmente é hora de fazer um upgrade no seu PC

No entanto, podem surgir muitas dúvidas sobre qual componente você deve investir para melhorar o desempenho do sistema. Pensando nisso, aqui está um guia da PC Xpress com as melhores atualizações que você pode fazer.

Está na hora de fazer um upgrade no seu PC? Veja como melhorar o desempenho do sistema

Mais cedo ou mais tarde, chegará o momento de fazer um upgrade no seu PC. Essa é uma realidade que você pode enfrentar através de atualizações parciais, isto é, trocando alguns hardwares para prolongar sua vida útil. Ou, então, substituindo quase todos os seus componentes. Obviamente, como você deve ter imaginado, tudo depende do uso que planeja dar.

Mas, se você quer melhorar o desempenho do sistema, ambos os cenários representam um desafio significativo. Afinal, não é uma tarefa fácil descobrir quais atualizações serão as mais importantes e, portanto, devem ser feitas primeiro.

Por isso, confira a seguir alguns upgrades que você pode considerar alocar a maior parte do orçamento que você tem:

Memória RAM

Um computador com uma quantidade muito pequena de RAM pode limitar muito nossas possibilidades de trabalho e jogos. Como resultado, você pode perceber que a sua máquina demora para terminar os processos de inicialização e desligamento e que tudo, em geral, fica lento.

Por exemplo, lentidão ao alternar de uma guia do navegador para outra e longos tempos de carregamento de aplicativos. Esses são dois sinais claros de que não temos RAM suficiente, o que gera essas esperas.

Para tarefas que consomem muitos recursos, como edição de vídeo ou jogos, quanto mais RAM você tiver, melhor. Por isso, adicionar mais memória, então, é a atualização mais fácil e acessível que você pode fazer primeiro. Ao fazer esse upgrade no seu PC, você notará aumento instantâneo e significativo de desempenho com um investimento mínimo.

Placa de vídeo

Se você não é um jogador sério ou trabalha com edições de vídeo, foto ou modelagem e animações 3D, talvez nunca precise atualizar esse hardware. Até porque economizar nos gráficos é uma maneira fácil de economizar custos. E é por isso que os fabricantes tendem a usar placas integradas, que são suficientes para a maioria dos usuários.

Mas se o seu perfil de uso exigir bastante dos gráficos do computador, a placa de vídeo dedicada é, provavelmente, uma das primeiras coisas a se pensar.

É importante ter em mente, porém, que embora esse componente seja fundamental, as atualizações que fazemos não devem nos deixar sem orçamento se vamos precisar renovar outros hardwares. Portanto, pense em qual resolução você vai jogar ou trabalhar, e em quanto dinheiro você pode gastar.

upgrade pc

SSD

Existem dois motivos para atualizar seu disco rígido: você está ficando sem espaço ou deseja um desempenho mais rápido. Seja qual for o seu caso, a opção mais rápida é investir em um SSD na hora de fazer um upgrade no seu PC e melhorar o desempenho do sistema.

Isso porque essas unidades de disco usam memória flash em vez de um disco giratório e são muitas vezes mais rápidos do que um HD. Como resultado, essa rapidez afeta todo o sistema. Ou seja, significa tempos de inicialização e de carregamento de programas mais rápidos. 

Além, é claro, de velocidades mais rápidas para iniciar jogos e mais capacidade de resposta em programas que usam arquivos grandes, como edição de vídeo ou edição de fotos RAW.

Processador

Atualizar o processador do seu PC é uma tarefa muito mais avançada do que as outras atualizações Além de fisicamente mais difícil de instalar, é um dos upgrades mais caros e também há problemas de compatibilidade com os quais se preocupar, às vezes exigindo que que você atualize também a sua placa-mãe.

Por isso, se você realmente quer melhorar o desempenho do sistema, vale a pena atualizar um processador se a atualização for significativa, como passar de um i3 para um i5 ou de uma geração mais antiga para uma nova. 

Em última análise, se o seu processador é o gargalo de velocidade do seu sistema, você pode querer considerar a compra de um PC novo.

Conte com a PC Xpress!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre quais componentes deve priorizar ao fazer um upgrade no seu PC, conheça a PC Xpress. Somos uma loja de informática e periféricos localizada na Santa Ifigênia. Oferecemos o melhor custo-benefício do mercado em hardwares como os mencionados anteriormente, bem como em kits de upgrade que irão facilitar ao atualizar e melhorar o desempenho do sistema.

Portanto, acesse nosso site e confira o nosso catálogo de produtos! Realize a sua compra e, se for da Grande São Paulo, receba os seus componentes em até 12 horas após a aprovação do pagamento.