VRAM: o que é e de quanto você precisa para jogar?

Para quem quer montar um PC gamer ou comprar uma máquina já pronta para rodar os jogos mais recentes, existem muitas coisas a se levar em consideração. Processador, placa mãe, sistema de refrigeração, periféricos e diversos outros componentes, incluindo, é claro, a placa de vídeo. Com tantos detalhes em mente, várias pessoas acabam não se preocupando com algumas especificações importantes, como é o caso, por exemplo, da memória VRAM, abreviatura que significa Video Random Access Memory.

Mas o que é VRAM?

Não é novidade que a memória RAM do seu PC gamer oferece ao seu processador um acesso rápido aos dados importantes de que necessita para realizar os processos e manter o sistema funcionando sem problemas. Bom, a VRAM funciona essencialmente da mesma forma. A diferença aqui, contudo, é que ela é a memória dedicada que uma placa de vídeo usa para armazenar e acessar dados gráficos.

Ou seja, pode-se dizer que a memória de acesso aleatório de vídeo é um tipo específico de RAM, que funciona exclusivamente com a GPU. Vale ressaltar, porém, que ela é construída diretamente na placa. Portanto, não é possível fazer um upgrade sem que você atualize sua placa de vídeo.

Como a VRAM é integrada ao hardware, é muito mais rápido para sua GPU acessar os dados que ela contém, em vez de acessar os mesmos dados da RAM ou do SSD/HDD do computador. Por isso, ela é otimizada para ter um desempenho melhor do que a memória do sistema, mas apenas nas tarefas gráficas.

De quanto VRAM você precisa em um PC gamer?

Considerando que as GPUs são uma parte muito importante para quem quer jogar, se você deseja ter uma experiência tranquila e um bom desempenho até nos jogos mais recentes, precisa descobrir a quantidade de VRAM necessária para o seu PC gamer

Bem, 4 GB, por exemplo, dificilmente serão suficientes para jogos em resoluções mais altas. E, embora algumas placas apresentem um bom desempenho mesmo com 6 GB, o mais recomendado é no mínimo 8 GB de VRAM. Inclusive, é essa a quantidade de memória oferecida na maioria das placas de vídeo mais recentes. Ou seja, isso é definitivamente o que você deve buscar se quiser uma GPU mais preparada para o futuro.

Mas, além disso, é essencial pensar nos fatores que impactam na memória de vídeo. Quanto mais VRAM você tiver, maior a quantidade de dados relacionados a gráficos que a sua GPU terá acesso rápido. Isso, por sua vez, ajudará a enviar quadros em uma taxa mais alta para o seu monitor.

No entanto, dependendo de como você está usando seu computador, seu sistema pode exigir mais ou menos memória de vídeo. Com isso em mente, confira a seguir quais são os fatores mais comuns que têm o maior impacto sobre a quantidade de VRAM necessária:

Resolução do seu monitor

Em termos mais simples, quanto maior a resolução de um monitor, mais VRAM será usada para processar um único quadro. Portanto, mais memória será utilizada para jogos em um monitor 4K do que para jogos em um monitor 1080P.

Os jogos que você está jogando

Quanto mais detalhado e intensivo em gráficos for um jogo, mais VRAM ele utilizará. Assim, por exemplo, jogos como Minecraft, que não são conhecidos pela qualidade gráfica e detalhes, não usam tanta memória quanto jogos como Player Unknown's Battlegrounds, que oferece cenários e detalhes gráficos muito mais avançados.

As configurações em que você está jogando seus jogos

As configurações em que você executa o jogo também ditam a quantidade de VRAM usada pela GPU. Quanto mais altas forem as configurações em que você executa seus jogos, mais dados cada quadro exigirá para ser renderizado e, portanto, mais memória será utilizada.

Compre a sua placa de vídeo na PC Xpress!

Agora que você já sabe o que é VRAM e a quantidade de memória recomendada para um PC gamer, confira as opções de placa de vídeo na PC Xpress. Aqui você tem o melhor custo-benefício do mercado e, se for da Grande São Paulo, ainda conta com entrega rápida em até 12h após a confirmação do pagamento.

Nossa história é de dois amigos humildes do interior de Minas Gerais, que vieram para São Paulo arriscar o sonho de estudar e crescer profissionalmente, começamos morando de favores em alguns lugares, passamos a trabalhar em lojas de computadores na Santa Ifigênia e era um ramo que gostávamos pois nunca tínhamos tido um dentro de casa. Com isso cada dia que foi passando veio motivação de estudar e trabalhar com isso até que decidimos abrir nossa loja com amigos e fornecedores fornecendo produtos em consignação.

Após 8 anos de muitas vitórias e ao mesmo tempo de derrotas decidimos abrir nosso Site e expandir para redes sociais onde tivemos uma aceitação muito grande pois todos os nossos clientes desde aquele que comprou um mouse à um computador top de linha tratamos do mesmo jeito e com a mesma atenção. Sempre priorizamos o atendimento pois todos tem que ser tratados iguais e da melhor forma possível, onde estamos hoje temos que agradecer todos os clientes que passaram por aqui, que confiaram e confiam em nós.

Promoções
Computadores
Hardware
Kits Upgrade
Monitores
Periféricos
Peças e Componentes
Vamos Jogar?
Cadeiras Gamer
Celular e Smartphone