Disco Rigido (HD)

Disco Rigido (HD)

Um disco rígido é um componente de hardware que armazena todo o conteúdo digital. Seus documentos, fotos, músicas, vídeos, programas, preferências de aplicativos e sistema operacional representam o conteúdo digital armazenado em seu disco rígido. Os discos rígidos podem ser externos ou internos.

Tudo o que é armazenado no disco rígido é medido em tamanho digital. No geral, os documentos (texto) são muito pequenos, as fotos são grandes, a música é ainda maior e os filmes são os campeões. Um disco rígido define o tamanho dos arquivos digitais em megabytes (MB), gigabytes (GB) e terabytes (TB).

Atente-se a velocidade do disco rígido

A velocidade de rotação (rotações por minuto ou RPM) é relativamente importante. Quanto mais rápido um disco (prato) girar, mais rápido o seu computador poderá encontrar o arquivo que você deseja. Um disco rígido de 7.200 RPM é, obviamente, mais rápido do que um disco rígido de 5.400 RPM. 

Mas, com discos externos, você dificilmente notará a diferença entre as duas velocidades de RPM. O mesmo acontece com discos internos, principalmente os menores. Entretanto, você notará uma melhora significativa em um disco rígido de 7.200 RPM com arquivos maiores e aplicativos.

Desempenho

Existem basicamente duas maneiras de medir o desempenho do disco rígido: A primeira é a taxa de transferência de dados (data rate em inglês). O segundo é o tempo de busca (seek time). A taxa de transferência de dados nos dá o número de bytes por segundo que o disco rígido pode entregar à CPU. As velocidades mais comuns estão entre 5 e 40 megabytes por segundo. 

O tempo de download, por outro lado, é o intervalo entre o momento em que o processador solicita o arquivo e o primeiro byte do arquivo é enviado a ele. Tempos de 10 a 20 milissegundos são comuns para a maioria dos discos rígidos primários.

Usar interno ou externo?

Depende da situação. O upgrade do disco rígido interno do seu computador (BarraCuda) fornece armazenamento integrado para todos os seus arquivos. Um disco rígido externo oferece um armazenamento portátil para você usar em qualquer lugar (Backup Plus).

Atente-se ao tamanho de armazenamento

A escolha do tamanho de armazenamento do disco depende de suas necessidades de armazenamento e de quanto você está disposto a pagar. A capacidade máxima atualmente disponível no mercado é de 16 TB. Mas a evolução tecnológica não para por aí e a cada ano surgem novas tecnologias que permitem aumentar a capacidade dos discos rígidos.

HDD, SSD, SSHD: entenda a diferença

Um disco rígido (HDD) armazena informações em discos magnéticos giratórios. Ele é lido e gravado por cabeçotes de leitura / gravação portáteis em cada lado de cada unidade. SSD (Solid-State Drive) consiste em chips de memória flash que não possuem componentes mecânicos. Um SSHD é um disco rígido híbrido que contém componentes magnéticos, como um disco rígido e um módulo de memória flash idêntico a um SSD.

Não tenha pressa

Acima, você verificou quais são os principais elementos a serem considerados ao comprar um disco rígido. Outra dica importante é que, ao configurar o computador, nem sempre é necessário selecionar uma unidade com muito espaço em disco. A solução mais comum e provável é atualizar gradualmente, adicionando novos discos rígidos à máquina quando sentir necessidade. Dessa forma, você pode organizar ainda melhor o que armazena nele.

Compre discos rígidos com a PC Xpress

qualidade, entrega rápida, diversas opções, parcelamento em até 12x e muito mais. Aqui na PC Xpress você tem acesso às melhores marcas de discos rígidos com toda a segurança e atenção que merece. Que tal navegar em nosso e-commerce e conhecer mais dos nossos produtos de ponta? Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco a hora que precisar.

Grid List

Exibindo todos 8 resultados