Monitores | PC Xpress

Monitores

Monitores

O monitor é um dispositivo de hardware essencial para o uso do computador, mas poucas pessoas se importam com sua história. Na década de 1950, a televisão ainda era nova. Os computadores ocupavam vários metros quadrados e cartões perfurados eram usados  para armazenamento, e papel impresso era usado para exibir os dados. 

Esses computadores eram usados em grandes empresas porque era impraticável e inútil para alguém ter um desses computadores em casa. Na época, era fictício ter PCs e até uma interface gráfica (termo desconhecido na época).

A tecnologia começou a progredir cada vez mais e com a ajuda da tecnologia da televisão o monitor foi criado. Antes do monitor, foi desenvolvido o Teleprint, que exibia as imagens em uma tela de televisão, evitando assim muitas impressões. O monitor mostrou apenas imagens de código.

Usando cabos de videogame, a maioria dos computadores na década de 1970 usava televisores para exibir dados. Foi nessa época que surgiram os computadores pessoais. Em 1970, o VT05 foi lançado com uma impressora teleprint embutida.

Na década de 1980, novas adaptações foram feitas em relação aos televisores e os monitores passaram a exibir cores. Não eram muito variados, mas era um grande avanço. Foi também neste período que surgiram os monitores de cristal líquido, que quando foram criados eram usados apenas em notebooks, por serem muito caros e com uma eficiência igual à de um monitor comum.

Os monitores de tubo estão perdendo espaço no mercado, pois são grandes e consomem muita energia. Os monitores LCD evoluíram muito, melhorando a imagem e a economia. Eles são atualmente os mais vendidos.

O display LCD é usado em telefones celulares e até calculadoras. Uma das muitas funções do display LCD é permitir maior interatividade com a tela sensível ao toque. Esse recurso é relativamente novo e está conquistando o mercado. Com a tela sensível ao toque, basta tocar na tela e a função está concluída.

Como escolher um monitor ideal?

Tamanho da tela

Quanto ao tamanho da tela, se você usar sobre uma mesa e com uma cadeira por perto, o de 24 polegadas já oferece uma boa experiência ao usuário. Se você tem condições econômicas e espaço, 27 a 32 polegadas são ideais, permitindo até mesmo assistir filmes, por exemplo, com boa qualidade em distâncias maiores. Isso é muito agradável para você, mas tente manter um mínimo de 24 “para não perder a qualidade da imagem.

Ao observar a resolução ao procurar uma nova tela, pense na área visível da tela. Quanto maior for a resolução, mais claras e nítidas serão as imagens.

Resoluções de tela mais altas também aumentam o espaço de trabalho disponível. Por exemplo, em telas 3840×2160 ou 4096×2160 Ultra HD (UHD ou 4K), realmente parece que há muito espaço para organizar várias janelas abertas ao mesmo tempo, sem a necessidade de uma segunda tela.

Conectores

As conexões são as entradas que o monitor conecta à parte traseira do dispositivo. Alguns deles também podem estar localizados na parte inferior da tela ou nas laterais, dependendo do modelo. Em qualquer caso, vale a pena julgar se o valor é suficiente.

Mesmo para um monitor simples, recomendo pelo menos uma entrada HDMI, especialmente para melhorar a qualidade da imagem. Se você também deseja assistir a séries e filmes nesta tela, por exemplo com a Netflix, conectar o computador ao monitor com um cabo HDMI faz toda a diferença.

Frequência

A frequência do monitor não corresponde aos quadros por segundo (FPS). A frequência indica com que frequência a tela atualiza a imagem exibida por segundo. FPS é uma informação da placa gráfica e indica o número de quadros por segundo que esta GPU envia para a tela.

O monitor atualiza constantemente as imagens. Se a placa gráfica não enviar esse quadro rápido o suficiente, o monitor simplesmente repetirá a imagem anterior.

Por exemplo, se sua placa não suporta uma taxa de atualização de 75 Hz ou 144 Hz, não há razão para investir mais caro em um monitor a essa taxa. Você não usará todo o potencial da sua tela.

Quer a sua placa gráfica seja integrada na placa-mãe ou mais antiga, a compra de um monitor de 60 Hz deve atender às suas necessidades.

Grid List

Exibindo todos 3 resultados