Placa de Vídeo - Placa Gráfica na Santa Ifigênia | PC Xpress

Placa de Vídeo

Placa de Vídeo

A placa gráfica é a parte do computador responsável por gerar as imagens que você vê na tela, seja um site, um documento do Word ou até mesmo um filme ou jogo. Essa parte também é chamada de processador gráfico (ou GPU) e pode variar de simples “gráficos integrados” que fazem parte da placa-mãe ou processador até placas de expansão maiores e mais poderosas.

Usar uma placa de vídeo dedicada custa mais energia, mais calor e mais espaço para um computador, razão pela qual eles raramente são usados ​​em ultrabooks e outros notebooks finos.Mas as placas gráficas podem ficar desatualizadas com o passar do tempo. É improvável que uma placa de 2010 consiga rodar os games de 2019 em configurações altas; portanto, se você não tiver certeza se um jogo será executado no seu PC, convém comparar os requisitos mínimos ou recomendados com o hardware que você possui atualmente.

Essencial para o funcionamento do computador

Tudo que você vê na tela do seu dispositivo é graças a sua placa de vídeo. Nesse sentido, os efeitos visuais das aplicações, cores, imagens, vídeos, jogos e projetos em 3D são possíveis devido a ela. Essa peça também é conhecida como unidade de processamento gráfico ou GPU. 

Além dos fatores acima, as placas de vídeos podem variar de gráficos integrados, que fazem parte da placa mãe ou do processador do equipamento, todavia, com um desempenho inferior se comparado com placas de expansão que são maiores e mais poderosas. 

Como a placa de vídeo funciona?

Para entender como funciona um processador gráfico e a importância de seu desempenho, tomemos como exemplo um computador com uma tela cuja resolução máxima é de 1366 x 768 pixels, valor muito comum nos notebooks atuais. 

Essa tela, não importa quantas polegadas tenha, tem 1366 pixels (pontos) de largura e 768 pixels (pontos) de altura. Isso significa que a luz de fundo da tela tem um total de 1.049.088 pixels. 

Cada um desses pontos possui coordenadas, uma cor e um comportamento específicos. Quem gerencia esses milhões de pontos está em constante mudança, como em um jogo ou ao assistir a um filme em tela cheia. A placa gráfica coordena o show nos bastidores, gerenciando as diferentes situações com as quais cada ponto será vinculado em termos de luz e cor em momentos muito curtos.

Tipos de placa de vídeo

A placa de vídeo integrada é mais simples, perfeita para navegar na Internet, editar documentos e às vezes até jogar um jogo muito leve. Ele tem esse nome porque está dentro da placa-mãe do computador! Uma placa de vídeo dedicada é mais poderosa, melhor para programas pesados ​​como aqueles que editam fotos ou fazem coisas em 3D, e também para jogos pesados ​​como GTA, Battlefield e Far Cry. 

Esta placa é conectada à placa-mãe, mas não é fornecida com ela e geralmente é adquirida separadamente do computador, viu? Além disso, sua placa pode ser de um dos dois padrões: VGA e SVGA. 

Os tipos SVGA são ótimos para reproduzir filmes em resoluções Full HD e 4K, o que os torna muito populares entre os amantes de jogos! O padrão VGA é mais simples, melhor para o uso diário, para quem, por exemplo, trabalha ou estuda em um PC ou notebook.

Um detalhe importante: quando a placa gráfica tem uma resolução muito boa, por exemplo 4K, o monitor também deve ter a mesma tecnologia, ok? Caso contrário, você não obterá vídeos em alta definição!

O que considerar no momento da compra?

Em geral, diferentes marcas prometem gráficos sofisticados e performance eficiente com seus produtos. Na prática, nem sempre é assim que acontece. Algumas marcas têm se destacado no mercado devido ao fato de que os seus produtos estão entre os mais vendidos.

Grid List

Exibindo 1–15 de 46 resultados

Atendimento - PCXpress
Envie uma mensagem!