Placa Mãe - Asus, Gigabyte, MSI, AFox, Biostar, Asrock e mais | PC Xpress

Placa Mãe

Placa-mãe

Computadores são sistemas que dependem do funcionamento equilibrado entre diversos componentes, e todos eles necessitam de uma placa-mãe confiável para funcionar. Na placa-mãe, todos os componentes do computador estão conectados e conectados uns aos outros. O cartão pode ser visto como um hub de solução de problemas espaciais, pois une todas as partes do sistema em uma rede cabeada, pois possui vias para troca de informações entre processadores, memória, cartões, etc.

Além de permitir o fluxo de informações, o cartão também fornece alguns periféricos com a eletricidade que recebe da fonte do gabinete. Todas essas funções tornam o nome “mãe” bastante lógico: sem ele, o computador é apenas uma coleção de chips e cartões independentes.Algumas das funcionalidades desse importante componente

  • Recebe a energia da fonte de alimentação e alimenta os demais componentes, à exceção dos discos rígidos e leitores.

  • Controla o acesso do processador à memória RAM e ao Disco Rígido.

  • Controla o compartilhamento de informações entre a CPU, o disco rígido, a VGA e a memória RAM

Muito mais importante do que você imagina

Embora muitos usuários prestem mais atenção à CPU ou à quantidade de RAM em seus computadores, todos os PCs são construídos a partir da placa-mãe. Por exemplo, placas-mãe mais simples podem ter menos slots para receber componentes ou podem ser limitadas na quantidade de energia que podem suportar. 

Quem planeja construir um computador tradicional que será usado para tarefas mais simples pode se beneficiar de placas-mãe mais baratas e com menos recursos. Aqueles que desejam construir um PC para jogos poderoso precisarão usar modelos de placa-mãe mais duráveis ​​que suportem mais componentes e sejam compatíveis com GPUs e memória mais recentes.

O que você saber sobre uma placa-mãe?

Quando você vai comprar uma placa-mãe de forma avulsa para montar um PC, é fundamental que você conheça algumas especificações técnicas. O primeiro item a se observar é o chipset. É ele quem vai dizer quais são os processadores compatíveis com a placa-mãe. Se a placa em questão é compatível com processadores Intel, por exemplo, de nada vai adiantar comprar uma CPU AMD.

No chipset, você também pode descobrir que tipo de soquete está na placa-mãe. Também é útil para determinar quais tipos de memória são suportados, quantas portas USB a placa oferece e assim por diante. Leve essas limitações em consideração, caso contrário, você terá componentes incompatíveis. Um ótimo exemplo disso é a RAM. Você pode comprar uma placa-mãe compatível com 16 GB (dividida em dois pentes de 8 GB). 

Se você quiser atualizar sua memória (por exemplo, use dois pentes de 16 GB), isso não será possível, pois o cartão reconhecerá no máximo 16 GB. As placas-mãe projetadas para jogadores e overclockers são projetadas para suportar o hardware mais recente. Como tal, são construídos para resistir a sobrealimentação ou temperaturas mais elevadas. Para isso usam capacitores mais resistentes, feitos de materiais de melhor qualidade, que obviamente custam mais.

Convém destacar, por último, que existem diversos tipos de placas-mãe, como XT, AT, Baby-AT, ATX, Mini-ATX, micro ATX, LPX, NLX, Nano-ITX, BTX, WTX e ETX, entre outras.

Cuidado na hora de escolher

Por exemplo: existem placas-mãe mais simples que pegam apenas duas memórias de 8GB, já outras mais potentes suportam duas memórias RAM de 16GB.

Ou seja, existem placas-mãe mais simples, indicadas para escritórios ou para quem usará o computador no dia a dia, e placas mais robustas indicadas para quem usará o computador para jogar, para fazer edição de vídeo, áudio, animações, entre outros.

Existem excelentes placas por valores bem acessíveis. acesse nossa loja online!  Além disso é necessário verificar se seus componentes poderão ser transferidos para placas novas, pois como foi dito, é ela que recebe todos os componentes.

Grid List

Exibindo 1–15 de 47 resultados

Atendimento - PCXpress
Envie uma mensagem!